Ar-condicionado do futuro? VW ID.7 reage até à posição do sol

Sistema é acionado automaticamente assim que a chave é detectada, mesmo antes de o motorista entrar no carro

Cabine de pilotagem Volkswagen ID.7 Cabine de pilotagem Volkswagen ID.7

Apresentado com bastante expectativa na última edição da Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, nos Estados Unidos, o Volkswagen ID.7 promete trazer inovações importantes quando chegar ao mercado no final do ano. Entre elas, destaque para o sistema de ar-condicionado equipado com tecnologia inteligente de ventilação.

De acordo com a Volkswagen, o sistema de ar-condicionado de ação rápida é acionado automaticamente assim que a chave é detectada, mesmo antes de o motorista entrar no carro. Dessa forma, começa a liberar ar frio em dias dias quentes e vice-versa se a porta for aberta, distribuindo o ar de forma "rápida e em uma grande área por meio de movimentos horizontais dinâmicos". Uma vez que os passageiros estão sentados, o fluxo de ar pode ser redirecionado para o corpo ou para outra área.

O ID.7 de produção terá ainda sistema de entretenimento de 15 polegadas com espaço de tela amplo e que sempre contará com um atalho para a função de controle climático. As saídas de ar inteligentes serão controladas digitalmente e a mudança de temperatura será feita usando os controles deslizantes de toque iluminados posicionados abaixo da tela.

Alternativamente, os controles de voz poderão ser usados para alterar as configurações. Por exemplo, o motorista poderá falar "Olá Volkswagen, minhas mãos estão frias" e automaticamente o ar quente será direcionado para o volante por aproximadamente 5 minutos.

Além disso, a função do volante aquecido será ativada. Se o ID.7 for conduzido por várias pessoas, as preferências individuais do usuário estarão disponíveis para eliminar o incômodo de ter que ajustar as configurações toda vez que uma pessoa diferente entrar no carro.

Outra inovação será a capacidade do sistema do ar-condicionado de reagir às condições climáticas do próprio ambiente. Na prática, um sensor instalado no pára-brisas irá detectar o ângulo incidente de luz solar em condições com altas temperaturas externas e alta intensidade solar. Dessa forma, se o sol brilhar fortemente em apenas um lado do veículo, o ar-condicionado começará automaticamente a soprar mais ar frio para a zona mais quente.

A Europa e a China serão os primeiros mercados a receber o VW ID.7 no final deste ano, com os Estados Unidos a partir de 2024. Na sequência, a linha ID. será ampliada com a chegada do inédito SUV ID.8, de tamanho equivalente ao Atlas, e os pequenos ID.1 ou ID.2.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com