Atrás dos SUVs pelo 2º ano consecutivo, o segmento de hatches encerrou 2022 com nova queda. De acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave e pela Abeifa, foram 556.668 veículos – somados os representantes das três categorias -, 0,7% a menos do que em 2021 (560.436). Na comparação com as 1.957.699 unidades do mercado como um todo, os hatches foram responsáveis por 28,4%.
Na categoria de entrada, a evolução das vendas dos dois principais modelos impulsionou uma alta de quase 8,5%. Com 72.759 unidades, seu melhor desempenho anual desde o lançamento em 2016, o Fiat Mobi abriu mais de 15 mil unidades de vantagem sobre o Renault Kwid (57.392) e liderou pelo 2º ano seguido. Estreante em 2022, o elétrico Caoa Chery iCar foi o preferido por 785 consumidores.
Hatches Compactos I |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
FIAT MOBI |
72759 |
55,56% |
65847 |
54,53% |
10,50% |
1º |
2º |
RENAULT KWID |
57392 |
43,82% |
52916 |
43,82% |
8,46% |
2º |
3º |
CAOA CHERY ICAR |
785 |
0,60% |
0 |
0,00% |
- |
- |
4º |
VW UP! |
16 |
0,01% |
1978 |
1,64% |
-99,19% |
3º |
5º |
CHERY QQ |
5 |
0,00% |
1 |
0,00% |
400,00% |
5º |
6º |
CHEVROLET CELTA |
2 |
0,00% |
5 |
0,00% |
-60,00% |
4º |
130959 |
100,00% |
120747 |
100,00% |
8,46% |
Já na faixa intermediária, a de maior volume, o Hyundai HB20 (96.255) repetiu a posição de honra de 2021 e foi pelo 2º ano seguido o veículo de passeio preferido dos brasileiros. Com crescimento de quase 16%, o Chevrolet Onix (85.252), líder entre 2015 e 2020, foi o 2º colocado. Em seu último ano no mercado, o veterano VW Gol completou o pódio com 72.606 emplacamentos registrados.
Vice em 2021, o Fiat Argo (64.016) perdeu 20,6 mil compradores nos últimos doze meses. Com reforço da motorização 1.0 e das vendas diretas, o Peugeot 208 (29.918) saltou da 9ª para a 5ª posição. O Toyota Yaris Hatch (26.614), que havia sido o 5º no ranking anterior, veio na sequência. Estreante no ano passado, o Honda City Hatch foi o nº 1 para 16.115 consumidores.
Com nova geração lançada no 2º semestre, o Citroën C3 (10.834) garantiu presença entre os dez primeiros à frente do Renault Sandero (10.673). Reestilizado apenas nos últimos meses do ano, o VW Polo (8.193) completou o top 10 com queda de quase 60%. Do 11º em diante, apenas o JAC E-JS1 (610) é comercializado oficialmente.
Hatches Compactos II |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
96255 |
22,80% |
86455 |
19,85% |
11,34% |
1º |
2º |
CHEVROLET ONIX |
85252 |
20,19% |
73623 |
16,90% |
15,80% |
3º |
3º |
VW GOL |
72606 |
17,20% |
66228 |
15,21% |
9,63% |
4º |
4º |
FIAT ARGO |
64016 |
15,16% |
84644 |
19,44% |
-24,37% |
2º |
5º |
PEUGEOT 208 |
29918 |
7,09% |
16342 |
3,75% |
83,07% |
9º |
6º |
TOYOTA YARIS |
26614 |
6,30% |
21126 |
4,85% |
25,98% |
5º |
7º |
HONDA CITY HATCH |
16115 |
3,82% |
0 |
0,00% |
- |
- |
8º |
CITROËN C3 |
10834 |
2,57% |
41 |
0,01% |
26324,39% |
16º |
9º |
RENAULT SANDERO |
10673 |
2,53% |
12442 |
2,86% |
-14,22% |
10º |
10º |
VW POLO |
8193 |
1,94% |
19196 |
4,41% |
-57,32% |
7º |
11º |
FIAT UNO |
784 |
0,19% |
20555 |
4,72% |
-96,19% |
6º |
12º |
JAC E-JS1 |
610 |
0,14% |
41 |
0,01% |
1387,80% |
17º |
13º |
HONDA FIT |
231 |
0,05% |
7138 |
1,64% |
-96,76% |
12º |
14º |
VW FOX |
60 |
0,01% |
17933 |
4,12% |
-99,67% |
8º |
15º |
FORD KA |
16 |
0,00% |
8464 |
1,94% |
-99,81% |
11º |
16º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
9 |
0,00% |
1096 |
0,25% |
-99,18% |
13º |
17º |
FIAT PALIO |
5 |
0,00% |
11 |
0,00% |
-54,55% |
18º |
18º |
FORD FIESTA |
4 |
0,00% |
5 |
0,00% |
-20,00% |
19º |
19º |
CHEVROLET AGILE |
2 |
0,00% |
2 |
0,00% |
0,00% |
20º |
20º |
FIAT PUNTO |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
21º |
21º |
KIA RIO |
1 |
0,00% |
169 |
0,04% |
-99,41% |
14º |
422199 |
100,00% |
435512 |
100,00% |
-3,06% |
Entre os modelos mais caros, o Chevrolet Cruze Sport6 (1.399) chegou ao 6º ano seguido no topo, mas desta vez com vantagem menor em relação ao Mini (866), vice desde 2019. O Nissan Leaf, com 347 unidades, se manteve no pódio – os três primeiros colocados, vale ressaltar, tiveram desempenhos piores do que os registrados em 2021.
Sexto há um ano, o Fiat 500e (202) dividiu a 4ª colocação com o Renault Zoe (202) em seu 2º ano no mercado, garantindo três modelos elétricos no top 5. Melhor alemão da lista, o Audi A3 emplacou 161 unidades, apenas 4 a mais do que o BMW i3 (157). O Chevrolet Bolt, que no ano anterior havia emplacado 132 unidades, desta vez foi o nº 1 pata apenas 10 consumidores.
Hatches Premium |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
1399 |
39,86% |
1733 |
41,49% |
-19,27% |
1º |
2º |
MINI COOPER/JCW |
866 |
24,67% |
1060 |
25,38% |
-18,30% |
2º |
3º |
NISSAN LEAF |
347 |
9,89% |
439 |
10,51% |
-20,96% |
3º |
4º |
FIAT 500E |
202 |
5,75% |
146 |
3,50% |
38,36% |
6º |
5º |
RENAULT ZOE |
202 |
5,75% |
62 |
1,48% |
225,81% |
9º |
6º |
AUDI A3 |
161 |
4,59% |
114 |
2,73% |
41,23% |
8º |
7º |
BMW i3 |
157 |
4,47% |
178 |
4,26% |
-11,80% |
4º |
8º |
BMW SÉRIE 1 |
96 |
2,74% |
146 |
3,50% |
-34,25% |
10º |
9º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
58 |
1,65% |
156 |
3,73% |
-62,82% |
5º |
10º |
CHEVROLET BOLT |
10 |
0,28% |
132 |
3,16% |
-92,42% |
7º |
11º |
FORD FOCUS |
7 |
0,20% |
1 |
0,02% |
600,00% |
12º |
12º |
VW GOLF |
4 |
0,11% |
9 |
0,22% |
-55,56% |
11º |
13º |
PEUGEOT 308 |
1 |
0,03% |
1 |
0,02% |
0,00% |
13º |
3510 |
100,00% |
4177 |
100,00% |
-15,97% |
Somados os modelos das três categorias, os hatches responderam por mais de 29% dos 202.176 automóveis e comerciais leves emplacados em dezembro. As 59.035 unidades representaram um crescimento de 23% frente ao mesmo período do ano anterior (47.974). Já em relação a novembro (61.538), houve uma retração de aproximadamente 4%.
Entre os modelos de entrada a evolução foi totalmente capitaneada pelo líder Fiat Mobi (7.258), um mês após registrar seu recorde de vendas. Em queda de 25%, o Renault Kwid (5.083) teve o seu desempenho mais fraco no semestre. Completando o pódio novamente, o elétrico Caoa Chery iCar (3) chegou ao seu nível mais baixo desde junho, quando começou a ser comercializado.
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/22 |
NOV/22 |
DEZ/21 |
% DEZ 22 |
% NOV 22 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT MOBI |
7258 |
8724 |
2744 |
58,80% |
58,48% |
-16,80% |
164,50% |
2º |
RENAULT KWID |
5083 |
6182 |
6775 |
41,18% |
41,44% |
-17,78% |
-24,97% |
3º |
CAOA CHERY ICAR |
3 |
13 |
0 |
0,02% |
0,09% |
-76,92% |
- |
12344 |
14919 |
9519 |
100,00% |
100,00% |
-17,26% |
29,68% |
Após três meses seguidos no topo entre os modelos intermediários, o Hyundai HB20 (6.970) caiu para o terceiro lugar em seu momento mais fraco desde abril (6.502). Com isso, o Chevrolet Onix (9.511), mesmo em baixa na comparação com 2021, se aproveitou para assumir a posição de honra. Em seu último mês de produção, o VW Gol (9.166) ficou bem próximo do líder.
Vice em novembro, o Fiat Argo (6.737) desta vez foi o quarto colocado mesmo com uma evolução de quase 50% sobre o ano anterior. Com seu melhor desempenho desde fevereiro de 2014 (2.936), o Citroën C3 (3.271) garantiu presença entre os cinco primeiros. Acima das 2 mil unidades pela 11ª vez seguida, o Toyota Yaris (3.221) não tinha desempenho tão bom há exatos três anos (3.898).
Com cerca de 700 unidades a mais do que em novembro, o VW Polo (2.887) teve seu melhor momento comercial desde março de 2021 (3.075). Já o Peugeot 208 (1.787), quinto no ranking anterior, perdeu quase 60% de seus compradores nas últimas semanas. Atrás do Honda City Hatch (1.507), o Renault Sandero completou o top 10 com seu melhor resultado desde julho de 2021 (1.406).
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/22 |
NOV/22 |
DEZ/21 |
% DEZ 22 |
% NOV 22 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
9511 |
7393 |
11529 |
20,47% |
15,95% |
28,65% |
-17,50% |
2º |
VW GOL |
9166 |
7320 |
8329 |
19,73% |
15,79% |
25,22% |
10,05% |
3º |
HYUNDAI HB20 |
6970 |
9457 |
7926 |
15,00% |
20,40% |
-26,30% |
-12,06% |
4º |
FIAT ARGO |
6737 |
7737 |
4509 |
14,50% |
16,69% |
-12,92% |
49,41% |
5º |
CITROËN C3 |
3271 |
3191 |
0 |
7,04% |
6,88% |
2,51% |
- |
6º |
TOYOTA YARIS |
3221 |
2364 |
1538 |
6,93% |
5,10% |
36,25% |
109,43% |
7º |
VW POLO |
2887 |
2152 |
240 |
6,21% |
4,64% |
34,15% |
1102,92% |
8º |
PEUGEOT 208 |
1787 |
3978 |
1814 |
3,85% |
8,58% |
-55,08% |
-1,49% |
9º |
HONDA CITY HATCH |
1507 |
1381 |
0 |
3,24% |
2,98% |
9,12% |
- |
10º |
RENAULT SANDERO |
1365 |
1341 |
776 |
2,94% |
2,89% |
1,79% |
75,90% |
11º |
JAC E-JS1 |
20 |
37 |
16 |
0,04% |
0,08% |
-45,95% |
25,00% |
12º |
FIAT UNO |
6 |
5 |
1135 |
0,01% |
0,01% |
20,00% |
-99,47% |
13º |
FIAT PALIO |
2 |
0 |
1 |
0,00% |
0,00% |
- |
100,00% |
14º |
FORD KA |
2 |
0 |
3 |
0,00% |
0,00% |
- |
-33,33% |
15º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
2 |
0 |
3 |
0,00% |
0,00% |
- |
-33,33% |
16º |
CHEVROLET AGILE |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
17º |
VW FOX |
1 |
1 |
71 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-98,59% |
46456 |
46357 |
37890 |
100,00% |
100,00% |
0,21% |
22,61% |
Por fim, entre os modelos mais sofisticados o Mini Cooper (89) repetiu a liderança conquistada em novembro mesmo perdendo quase metade de seus compradores de 2021. Vice, o Chevrolet Cruze Sport6 (68) teve seu resultado mais fraco desde fevereiro (54). Terceiro, o BMW i3 (37) jamais havia vendido tanto em um único mês.
Hatches Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/22 |
NOV/22 |
DEZ/21 |
% DEZ 22 |
% NOV 22 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
MINI COOPER/JCW |
89 |
93 |
167 |
37,87% |
35,50% |
-4,30% |
-46,71% |
2º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
68 |
78 |
69 |
28,94% |
29,77% |
-12,82% |
-1,45% |
3º |
BMW i3 |
37 |
10 |
23 |
15,74% |
3,82% |
270,00% |
60,87% |
4º |
BMW SÉRIE 1 |
15 |
12 |
0 |
6,38% |
4,58% |
25,00% |
- |
5º |
AUDI A3 |
7 |
0 |
33 |
2,98% |
0,00% |
- |
-78,79% |
6º |
FIAT 500E |
6 |
4 |
77 |
2,55% |
1,53% |
50,00% |
-92,21% |
7º |
NISSAN LEAF |
6 |
63 |
191 |
2,55% |
24,05% |
-90,48% |
-96,86% |
8º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
5 |
2 |
5 |
2,13% |
0,76% |
150,00% |
0,00% |
9º |
CHEVROLET BOLT |
2 |
0 |
0 |
0,85% |
0,00% |
- |
- |
235 |
262 |
565 |
100,00% |
100,00% |
-10,31% |
-58,41% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S 2025 em mais de R$ 2.000
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hatches em junho: Hyundai HB20 ultrapassa VW Polo e assume liderança