Fiat Strada ganhará novo design e motor 1.0 turbo no 2º semestre
Executivos da marca na Argentina confirmam reestilização da picape para este ano
Lançada em 2020, a Fiat Strada domina o segmento de picapes compactas com folga e até fila de espera para algumas versões. Ainda assim, de olho na renovação da Volkswagen Saveiro e a chegada da Chevrolet Montana, a fabricante italiana prepara algumas novidades. Executivos da Fiat na Argentina confirmaram que a Strada será reestilizada ainda no 2º semestre de 2023 e será o mesmo momento em que ganhará uma versão com motor 1.0 turbo.
Executivos da divisão argentina da Stellantis conversaram com alguns jornalistas durante o festival de verão de Cariló, incluindo Motor1.com Argentina, e comentaram sobre as novidades da empresa para o país. Entre elas está a Fiat Strada renovada, chamada por eles de “Strada Model Year 2024” e com lançamento confirmado para o 2º semestre – alguns apontam que será ainda no 3º trimestre. Como a picape é feita em Betim (MG), estreará primeiro por aqui antes de chegar ao país vizinho.
As mudanças estarão no para-choque e faróis, mas sem fugir da identidade visual vista no modelo atual. O interior também será renovado com algumas atualizações, principalmente na parte de tecnologia, conectividade e segurança. Entre os novos itens devem aparecer a frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e farol alto automático. Com a chegada da nova Montana, não seria estranho ver a Strada ganhar mais alguns equipamentos para ser uma opção mais completa do que a rival, mesmo que menor.
O novo design não será a única novidade da Strada 2024 contra a nova Chevrolet Montana. A picape foi escolhida como o próximo carro da Fiat a adotar o motor 1.0 turbo de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque, por enquanto usado somente por Pulse e Fastback. Os executivos da marca disseram que irão aproveitar a reestilização para incorporar o novo motor e simplificar a linha com menos versões – ao menos para o mercado argentino, que tem 5 configurações, uma a menos do que no Brasil.
Como foi com o câmbio CVT, a Fiat deve colocar o 1.0 turbo somente nas versões mais caras da Strada, deixando os motores aspirados como a opção mais acessível. Há espaço para isso em questão de preço. Hoje, a Strada Ranch custa R$ 128.990, enquanto a Toro Endurance começa em R$ 143.500, o que dá uma diferença de R$ 15 mil. Podemos até olhar para a Montana, que custa R$ 134.490 na versão LTZ e R$ 140.490 na variante Premier. Colocar uma Strada Ranch 1.0 turbo por algo em torno de R$ 135 mil conseguiria servir de argumento contra a picape da Chevrolet por vir mais equipada. Saberemos mais a respeito em breve.
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