A Bosch está entre as empresas mais importantes do mundo quando se trata de componentes eletrônicos para equipamentos do dia-a-dia e também em carros. Um dos principais produtos da multinacional é o MEMS (micro sensores eletromecânicos), lançado em automóveis há quase 30 anos, que gerencia desde airbags até os sistemas de assistência e segurança, como o controle de estabilidade.

Na CES 2023, a Bosch mostrou que se prepara para um novo capítulo em sua história, entre câmeras de alta tecnologia e sensores para a condução autônoma.

Forma de intervir em caso de um acidente

A primeira solução é o sistema RideCare, que ganhou o prêmio "Best Of Innovation" da associação do setor CTA na CES. O sistema consiste em uma câmera, um botão SOS sem fio e um serviço de dados baseado em nuvem. Os motoristas podem usá-lo para entrar em contato com os operadores Bosch disponíveis 24 horas por dia no caso de um acidente ou situação perigosa. 

Bosch na CES em Las Vegas 2023

Os sensores da Bosch estão preparados para prever com precisão o ponto de impacto lateral

Desta forma, em uma espécie de evolução dos sistemas que conhecemos (como o Onstar da GM, Volvo On Call e outros), o operador pode visualizar diretamente a cabine, avaliar a situação e solicitar assistência de emergência, se necessário.

Além disso, em relação aos sensores, novos sensores inteligentes que estrearam em Las Vegas são capazes de detectar com precisão o ponto de impacto na lateral (uma ocorrência frequente quase tão logo você muda de faixa ou atravessa um cruzamento). O software calcula o ângulo de impacto e ativa os airbags mais apropriados ainda mais imediatamente, melhorando a segurança dos ocupantes.

"Ouvidos" para a condução autônoma

Os carros do futuro não só terão que ser capazes de 'ver' a estrada e outros veículos, mas também 'ouvir' ruídos externos. Por esta razão, a Bosch está revelando a tecnologia no CES para um novo microfone externo que reconhece sinais acústicos e comandos de voz.

Bosch na CES em Las Vegas 2023

Bosch na CES 

Na prática, os sensores podem detectar a direção a partir da qual uma sirene de ambulância se aproxima, 'alertando' o carro e procedendo à manobra de direção mais apropriada.

Dada sua utilização em veículos de todos os tipos, a Bosch está projetando esta solução para suportar as condições ambientais mais severas, como chuva, neve e gelo.

Galeria: Bosch na CES em Las Vegas 2023

Envie seu flagra! flagra@motor1.com