Nas lojas, SUVs dominaram vendas em 2022 com Creta destaque

Mas o mais vendido foi o Onix em recuperação de um 2021 difícil

Honda HR-V EXL 2023 vs. Hyundai Creta Platinum 1.0T 2023 Honda HR-V EXL 2023 vs. Hyundai Creta Platinum 1.0T 2023

O varejo foi responsável por 50,51% dos 1.957.699 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em 2022. Este desempenho representou uma retração de mais de 6 pontos percentuais na comparação com 2021 (56,77%). A Fiat, com 17,29% de marketshare, repetiu a liderança do ano anterior. Muito próxima, a Chevrolet (16,37%) foi a 2ª, com a Toyota (14,91%) subindo de 5ª para 3ª e VW (11,81%) e Hyundai (10,73%) na sequência.

Líder entre 2015 e 2020 e 2º colocado em 2021, o Chevrolet Onix (58.083) retomou a posição de honra entre os automóveis. Mas não foi fácil: o Creta, novamente o líder entre os SUVs / crossovers, ficou menos de 1,6 mil unidades atrás (56.493) – o modelo da Hyundai teve mais de 90% de seus registros na modalidade. Com 47.471 unidades, o Chevrolet Tracker, 11º há um ano, completou o pódio.

Atrás do VW T-Cross (42.002), o Chevrolet Onix Plus (39.060) foi o único sedã entre os dez primeiros. Campeão geral no ano passado, o Hyundai HB20 (37.273) caiu para o sexto lugar com o aumento de sua participação nas vendas diretas. Em seus primeiros anos completos, Fiat Pulse (37.200) e Toyota Corolla Cross (36.217) vieram na sequência. Com o VW Nivus (32.201) em 10º, tivemos seis SUVs / crossovers na parte de cima da tabela.

Entre os modelos de entrada, o Renault Kwid (35.878) novamente ficou à frente do Fiat Mobi (24.742). 19º, o Honda City Hatch (14.992) foi o melhor estreante. Assim como no ano anterior, os BMW 320i (4.394) e X1 (3.090) foram os únicos representantes premium no top 50. Mesmo aposentado em dezembro de 2021, o Honda Civic (1.971) ainda ficou à frente de modelos como o Renault Captur (1.738), um dos que tiveram um 2022 para esquecer.

POS.

MODELO

VAREJO

% TOTAL

2022

CHEVROLET ONIX

58.083

68,13%

85.252

HYUNDAI CRETA

56.493

90,17%

62.651

CHEVROLET TRACKER

47.471

67,04%

70.806

VW T-CROSS

42.002

64,28%

65.341

CHEVROLET ONIX PLUS

39.060

51,91%

75.243

HYUNDAI HB20

37.273

38,72%

96.255

FIAT PULSE

37.200

73,63%

50.522

TOYOTA COROLLA CROSS

36.217

85,20%

42.506

RENAULT KWID

35.878

62,52%

57.388

10º

VW NIVUS

32.201

81,60%

39.463

11º

TOYOTA COROLLA

31.400

73,22%

42.887

12º

FIAT MOBI

24.742

34,01%

72.756

13º

FIAT ARGO

24.078

37,61%

64.016

14º

NISSAN KICKS

22.774

58,42%

38.983

15º

TOYOTA YARIS HATCH

20.877

78,44%

26.614

16º

HONDA CITY

19.387

87,60%

22.132

17º

VW GOL

17.093

23,54%

72.606

18º

JEEP RENEGADE

15.655

30,46%

51.398

19º

HONDA CITY HATCH

14.992

93,03%

16.115

20º

JEEP COMPASS

14.986

23,58%

63.564

21º

HONDA HR-V

14.440

93,74%

15.404

22º

TOYOTA SW4

12.802

93,32%

13.718

23º

HYUNDAI HB20S

10.818

42,43%

25.497

24º

FIAT CRONOS

10.574

25,37%

41.680

25º

RENAULT DUSTER

10.387

45,78%

22.690

26º

TOYOTA YARIS SEDAN

10.087

63,91%

15.783

27º

VW TAOS

9.690

82,56%

11.737

28º

FIAT FASTBACK

8.678

87,75%

9.889

29º

CAOA CHERY TIGGO 8

7.941

76,07%

10.439

30º

CAOA CHERY TIGGO 5X

7.653

79,28%

9.653

31º

VW POLO

7.111

86,79%

8.193

32º

CAOA CHERY TIGGO 7

6.947

78,27%

8.876

33º

CITROËN C3

5.547

51,20%

10.834

34º

NISSAN VERSA

5.038

88,98%

5.662

35º

CHEVROLET CRUZE SEDAN

5.035

59,12%

8.517

36º

BMW 320I

4.394

89,51%

4.909

37º

CHEVROLET SPIN

3.932

22,07%

17.816

38º

JEEP COMMANDER

3.474

15,54%

22.355

39º

BMW X1

3.090

88,82%

3.479

40º

RENAULT SANDERO

2.862

26,82%

10.673

41º

VW VIRTUS

2.765

49,15%

5.626

42º

PEUGEOT 208

2.710

9,06%

29.918

43º

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS

2.310

62,01%

3.725

44º

CAOA CHERY TIGGO 3X

2.024

55,36%

3.656

45º

HONDA CIVIC

1.971

98,75%

1.996

46º

CITROËN C4 CACTUS

1.762

9,55%

18.450

47º

RENAULT CAPTUR

1.738

57,80%

3.007

48º

MITSUBISHI PAJERO

1.649

84,30%

1.956

49º

FIAT GRAND SIENA

1.388

33,52%

4.141

50º

CHEVROLET EQUINOX

1.376

77,83%

1.768

Já entre os comerciais leves tivemos uma nova líder. Terceira colocada nos últimos dois anos, a Fiat Strada (37.160) assumiu a 1ª posição com quase 2,3 mil unidades à frente da Toyota Hilux (34.886), nº 1 na categoria entre 2016 e 2020. Em ano fraco, a Fiat Toro (19.889) caiu da 1ª para a 3ª posição. A Ford Ranger, com 7.827 unidades, repetiu a 4ª colocação do último ranking.

A vantagem superior a 6,6 mil unidades em relação à Mitsubishi L200 (7.592), no entanto, caiu para apenas 235 unidades. Sexta, a Fiat Fiorino (7.357) foi novamente a 1ª dentre os modelos totalmente voltados para o trabalho. Principal aposta da Ford no ano passado, a Maverick emplacou apenas 505 unidades na modalidade.

POS.

MODELO

VAREJO

% TOTAL

2022

FIAT STRADA

37.160

33,04%

112.456

TOYOTA HILUX

34.886

71,77%

48.606

FIAT TORO

19.889

40,13%

49.567

FORD RANGER

7.827

54,73%

14.302

MITSUBISHI L200

7.592

47,96%

15.831

FIAT FIORINO

6.325

30,19%

20.954

CHEVROLET S10

4.974

18,34%

27.128

NISSAN FRONTIER

4.507

51,99%

8.669

VW AMAROK

3.749

62,36%

6.012

10º

RENAULT MASTER

3.378

33,70%

10.023

11º

KIA K2500

2.679

99,70%

2.687

12º

RENAULT OROCH

2.550

21,21%

12.022

13º

PEUGEOT EXPERT

2.149

60,21%

3.569

14º

CITROËN JUMPY

1.699

61,80%

2.749

15º

VW / MAN EXPRESS

1.481

69,63%

2.127

16º

IVECO DAILY 35-150

1.262

89,31%

1.413

17º

FORD TRANSIT

1.054

51,04%

2.065

18º

IVECO DAILY

952

99,48%

957

19º

VW SAVEIRO

886

3,78%

23.422

20º

EFFA V21

720

100,00%

720

21º

FIAT DUCATO

570

30,83%

1.849

22º

HYUNDAI HR

548

84,83%

646

23º

FORD MAVERICK

505

36,54%

1.382

24º

MERCEDES-BENZ SPRINTER 314

478

100,00%

478

25º

IVECO DAILY 30-130

451

97,20%

464

26º

MERCEDES-BENZ SPRINTER 315

425

100,00%

425

27º

PEUGEOT PARTNER

410

19,03%

2.154

28º

EFFA V22

270

100,00%

270

29º

MERCEDES-BENZ SPRINTER 416

254

99,61%

255

30º

MERCEDES-BENZ SPRINTER

150

100,00%

150

31º

FIAT SCUDO

84

8,13%

1.033

32º

JAC V260

71

100,00%

71

33º

PEUGEOT BOXER

68

72,34%

94

34º

FOTON AUMARK 3.5-14DT

67

100,00%

67

35º

FOTON AUMARK 1039

62

100,00%

62

36º

CITROËN JUMPER

61

76,25%

80

37º

RAM 1500

58

4,64%

1.251

38º

JEEP GLADIATOR

56

43,08%

130

39º

EFFA V25

51

100,00%

51

40º

RAM 3500

45

2,04%

2.204

41º

BYD T3

37

100,00%

37

42º

KIA UK2500

36

100,00%

36

44º

FORD F150

29

85,29%

34

45º

CHEVROLET SILVERADO

25

100,00%

25

46º

JAC IEV750

23

100,00%

23

47º

EFFA K01

16

100,00%

16

48º

RAM 2500

9

0,86%

1.046

49º

TOYOTA BANDEIRANTE

9

64,29%

14

50º

VW KOMBI

8

88,89%

9

Em dezembro

Responsável por 46,11% dos 202.176 automóveis e comerciais leves registrados no mês passado, o varejo chegou ao 6º mês seguido atrás das vendas diretas. A Chevrolet, com 17,59% de participação, assumiu a liderança. Preferida em outubro e novembro, a Fiat (15,47%) também foi superada pela Toyota (16,24%). VW (12,56%) e Hyundai (10,14%) completaram as cinco primeiras posições.

No ranking de automóveis tivemos uma dobradinha da Chevrolet, com o Onix (6.043) à frente do Tracker (5.725). Preferido entre agosto e novembro, o Hyundai Creta (5.719) praticamente teve um empate técnico na disputa pelo 2º lugar. O pódio, vale ressaltar, teve os mesmos integrantes do mês anterior, apenas com ordens trocadas.

Considerando o 4º lugar do VW Nivus (3.414), o Toyota Corolla Cross (3.404) em 5º, o Fiat Fastback (3.083) em 8º, o Honda HR-V (3.030) em 9º e o VW T-Cross (2.902) em 10º, tivemos 70% do top 10 com SUVs / crossovers – este é o 5º mês seguido em que o segmento mais aquecido do mercado tem pelo menos 60% de predomínio da parte de cima da tabela. Sexto, o Chevrolet Onix Plus (3.321) tirou do Toyota Corolla (3.198) a liderança entre os sedãs.

Mesmo com maior foco nas vendas diretas, o novo Citroën C3 (1.326) novamente garantiu lugar entre os vinte primeiros. Menos dependente da modalidade (9,4%), o Peugeot 208 (168) foi apenas o 43º. Entre os cinquenta primeiros, apenas três modelos tiveram 100% de seus registros na modalidade: o Mercedes GLA (149), o Porsche Cayenne (124) e o Kia Stonic (120).

POS.

MODELO

VAREJO

% TOTAL

DEZ.22 (A)

CHEVROLET ONIX

6.043

63,54%

9.511

CHEVROLET TRACKER

5.725

69,12%

8.283

HYUNDAI CRETA

5.719

87,02%

6.572

VW NIVUS

3.414

71,78%

4.756

TOYOTA COROLLA CROSS

3.404

87,42%

3.894

CHEVROLET ONIX PLUS

3.321

41,36%

8.030

TOYOTA COROLLA

3.198

73,86%

4.330

FIAT FASTBACK

3.083

90,38%

3.411

HONDA HR-V

3.030

94,75%

3.198

10º

VW T-CROSS

2.902

46,94%

6.182

11º

HYUNDAI HB20

2.759

39,58%

6.970

12º

RENAULT KWID

2.600

51,15%

5.083

13º

FIAT PULSE

2.572

64,00%

4.019

14º

VW POLO

2.413

83,58%

2.887

15º

NISSAN KICKS

2.362

64,41%

3.667

16º

TOYOTA YARIS HATCH

2.097

65,10%

3.221

17º

FIAT ARGO

1.687

25,04%

6.737

18º

HONDA CITY HATCH

1.447

96,02%

1.507

19º

CITROËN C3

1.326

40,54%

3.271

20º

TOYOTA SW4

1.304

94,49%

1.380

21º

FIAT MOBI

1.258

17,33%

7.258

22º

JEEP COMPASS

1.189

19,52%

6.092

23º

JEEP RENEGADE

1.168

21,55%

5.420

24º

VW TAOS

1.131

75,65%

1.495

25º

HONDA CITY

1.120

84,59%

1.324

26º

FIAT CRONOS

1.106

24,05%

4.598

27º

VW GOL

1.030

11,24%

9.166

28º

TOYOTA YARIS SEDAN

1.013

50,55%

2.004

29º

HYUNDAI HB20S

939

32,16%

2.920

30º

RENAULT DUSTER

920

40,56%

2.268

31º

BMW 320i

691

92,75%

745

32º

CHEVROLET SPIN

555

22,82%

2.432

33º

CAOA CHERY TIGGO 7

548

62,27%

880

34º

CAOA CHERY TIGGO 8

539

75,38%

715

35º

CAOA CHERY TIGGO 5X

455

66,04%

689

36º

NISSAN VERSA

400

82,99%

482

37º

CHEVROLET EQUINOX

297

83,43%

356

38º

MITSUBISHI PAJERO

243

69,63%

349

39º

VW VIRTUS

238

29,90%

796

40º

JEEP COMMANDER

237

10,39%

2.281

41º

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS

217

76,41%

284

42º

RENAULT SANDERO

206

15,09%

1.365

43º

PEUGEOT 208

168

9,40%

1.787

44º

KIA SPORTAGE

165

97,63%

169

45º

AUDI Q3

159

59,11%

269

46º

CHEVROLET CRUZE SEDAN

153

84,53%

181

47º

MERCEDES GLA

149

100,00%

149

48º

PORSCHE CAYENNE

124

100,00%

124

49º

KIA STONIC

120

100,00%

120

50º

CITROËN C4 CACTUS

119

15,70%

758

Entre os comerciais, a Toyota Hilux (4.004) interrompeu um domínio de seis meses da Fiat Strada (3.182). Mais uma vez distante da briga pela liderança, a Fiat Toro (1.090) novamente viu a aproximação da Ford Ranger (958). Em outro mês fraco, a Chevrolet S10 (199) foi apenas a 13ª colocada, atrás da van Ford Transit (215).

POS.

MODELO

VAREJO

% TOTAL

DEZ.22 (A)

TOYOTA HILUX

4.004

69,24%

5.783

FIAT STRADA

3.182

34,70%

9.169

FIAT TORO

1.090

25,37%

4.296

FORD RANGER

958

60,10%

1.594

MITSUBISHI L200

731

46,00%

1.589

NISSAN FRONTIER

393

41,59%

945

FIAT FIORINO

392

19,42%

2.019

VW AMAROK

374

42,12%

888

RENAULT OROCH

279

23,41%

1.192

10º

RENAULT MASTER

251

28,08%

894

11º

KIA K2500

225

99,56%

226

12º

FORD TRANSIT

215

38,74%

555

13º

CHEVROLET S10

199

5,90%

3.374

14º

VW SAVEIRO

162

5,36%

3.024

15º

PEUGEOT EXPERT

143

77,72%

184

16º

CITROËN JUMPY

134

88,16%

152

17º

IVECO DAILY

114

100,00%

114

18º

VW / MAN EXPRESS

92

61,33%

150

19º

FORD MAVERICK

72

56,25%

128

20º

MERCEDES-BENZ SPRINTER 315

64

100,00%

64

21º

EFFA V21

59

100,00%

59

22º

PEUGEOT PARTNER

34

14,47%

235

23º

FIAT SCUDO

30

12,71%

236

24º

RAM 1500

24

21,43%

112

25º

EFFA V22

21

100,00%

21

26º

FORD F150

11

68,75%

16

27º

FIAT DUCATO

10

90,91%

11

28º

IVECO DAILY 30-130

10

100,00%

10

29º

MERCEDES-BENZ SPRINTER

8

100,00%

8

30º

EFFA V25

7

100,00%

7

31º

FOTON AUMARK 3.5-14DT

4

100,00%

4

32º

JAC V260

4

100,00%

4

33º

MERCEDES-BENZ SPRINTER 314

4

100,00%

4

34º

MERCEDES-BENZ SPRINTER 416

4

100,00%

4

35º

CITROËN JUMPER

3

100,00%

3

36º

FOTON AUMARK 1039

3

100,00%

3

37º

IVECO DAILY 35-150

3

100,00%

3

38º

JAC IEV330P

3

100,00%

3

39º

JEEP GLADIATOR

3

50,00%

6

40º

RAM CLASSIC

3

0,99%

304

41º

CHEVROLET SILVERADO

2

100,00%

2

42º

IVECO DAILY 30S13

2

100,00%

2

43º

KIA UK2500

2

100,00%

2

44º

RAM 2500

2

1,45%

138

45º

RAM 3500

2

0,44%

452

46º

CHEVROLET C10

1

100,00%

1

47º

FORD F250

1

100,00%

1

48º

FORD RANCHERO

1

100,00%

1

49º

GMC HUMMER EV

1

100,00%

1

50º

GMC SIERRA

1

100,00%

1

Fonte: Fenabrave

Envie seu flagra! flagra@motor1.com