Apresentada em mercados da Ásia no último mês de agosto, a nova geração do Toyota Yaris Sedan não demorou para ganhar alcance comercial internacional. Prova disso é o lançamento do modelo nesta semana em mercados da América Latina, começando pelo Peru. Por lá, o três-volumes desembarca importado da Indonésia e está disponível em duas versões de acabamento, sempre com motor 1.3 aspirado de 94 cv.
Nesta nova geração, o Yaris Sedan trocou de plataforma e passou a adotar a arquitetura Daihatsu New Global Architecture (DNGA), uma variante mais acessível da TNGA da Toyota. A mudança trouxe ganhos importantes em dinâmica de condução e dirigibilidade, além de proporcionar otimização da oferta de espaço. Ao todo, são 4.425 mm de comprimento (+ 5mm), 1.740 mm de largura (+ 10 mm), 1.480 mm de altura (+5 mm) e 2.620 mm de entre-eixos (+ 70 mm).
Galeria: Toyota Yaris Ativ 2023
No visual, destaque para a inspiração em sedãs maiores, como Corolla e Camry. Na dianteira, o para-choque tem ampla abertura inferior e os faróis são bem integrados ao desenho da grade. Nas laterais, vincos na altura das maçanetas percorrem toda a carroceria. Na traseira, as lanternas são horizontalizadas, com formato pontiagudo e interligadas por barra que atravessará toda a tampa do porta-malas.
No Peru, todas as versões oferecem de série 6 airbags, freios ABS com EBD, assistência de frenagem, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, volante multifuncional e duas entradas USB traseiras. Completam o pacote faróis e lanternas em LED, ar-condicionado, acesso sem chave, câmera de ré, modo Eco de condução, entre outros.
Sob o capô, o motor 1.3 aspirado movido a gasolina desenvolve 94 cv e pode ser associado a um câmbio manual de 5 marchas ou automático CVT de 7 marchas simuladas. Os preços começam em 69.160 soles, cerca de R$ 88.233 numa conversão direta.
E no Brasil?
Por aqui, o lançamento do novo Yaris Sedan é aguardado e contemplará produção local, como acontece hoje. Executivos consultados por Motor1.com reforçaram a importância do modelo no nosso mercado, além da estratégia como opção no segmento de sedãs abaixo do Corolla. Na prática, três-volumes seguirá como um dos principais rivais do Honda City por aqui.