Esta é a nova geração do Toyota Yaris. A quarta geração do modelo foi apresentado na Tailândia trazendo novidades importantes, além do visual. Conhecido como Yaris Ativ, o sedã adota uma nova plataforma e muda completamente o estilo, inspirado no novo Camry e com um pouco do Corolla. Para enfrentar o Honda City por lá, o novo Yaris terá uma versão 1.5 híbrida, além do 1.2 de 94 cv. 

Para criar o novo Toyota Yaris, a fabricante buscou uma outra plataforma, a Daihatsu New Global Architecture (DNGA), uma variante mais acessível da TNGA da Toyota. É uma base para modelos vendidos em mercados emergentes, já utilizada em alguns carros como o pequeno Toyota Raize. Com esta plataforma, o sedã cresceu 5 milímetros, alcançando os 4.425 mm de comprimento. A largura agora é de 1.740 mm (+ 10 mm), enquanto a altura aumentou para 1.480 mm (+5 mm). O entre-eixos foi esticado consideravelmente, agora medindo 2.620 mm (+ 70 mm).

Bem mais ousada do que o Yaris vendido no Brasil, a nova geração buscou inspiração tanto no Camry quanto no Corolla. Adota uma enorme grade que se estende até chegar ao capô, com o mesmo formato do sedã grande. Os faróis têm o mesmo formato, bem angulares, mas em uma proporção mais próxima do Corolla. O para-choque ainda conta com entradas de ar falsas na vertical, fingindo mandar ar para as rodas.

Na traseira, o sedã utiliza lanternas horizontais com uma assinatura em LED em forma de L, interligadas por uma barra (que pode ser cromada ou pintada de preto, dependendo da versão). O conjunto é bem menor do que o do Yaris brasileiro e não se estende tanto na lateral do carro. O para-choque repete as imitações de entradas de ar e ainda tem um difusor de ar no centro.

O interior é completamente diferente, com linhas mais arrojadas, trabalhando muito com ângulos retos e uma barra cromada que percorre o painel. A central multimídia de 9 polegadas agora salta para fora do painel e utiliza botões por toque na lateral. Atrás do volante traz velocímetro digital e uma tela TFT de 7”, mostrando outras informações como conta-giros e consumo. Até o volante é novo, com centro circular e botões redesenhados.

Toyota Yaris Ativ 2023

Será bem equipado, vindo de série com faróis e lanternas de LED, retrovisores laterais com ajuste elétrico, central multimídia de 8”, chave presencial, seis airbags, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado e mais. As versões mais acima recebem faróis automáticos, central de 9”, painel com tela TFT de 7”, câmera de ré, assistente de permanência em faixa, ar-condicionado automático digital com saída traseira, controle de cruzeiro adaptativo e outros equipamentos.

Neste primeiro momento, o Yaris estreia na Tailândia com apenas uma motorização: 1.2 aspirado de quatro cilindros, entregando 94 cv a 6.000 rpm e 11,2 kgfm de torque a 4.400 rpm. A única opção de transmissão será a automática do tipo CVT com 7 marchas simuladas. Embora sejam números modestos, ainda é um pouco mais do que o Yaris anterior, que tinha 92 cv e 11,1 kgfm. No ano que vem, o Yaris Ativ receberá uma versão híbrida, com um motor 1.5, porém a fabricante não divulgou nenhum detalhe.

O novo Toyota Yaris já começou a ser vendido na Tailândia, com preços entre 539.000 baht (R$ 77.796) e 689.000 baht (R$ 99.447). Chegará a outros mercados asiáticos ao longo do ano, como Indonésia, Índia e Filipinas.

Seu futuro no Brasil é incerto. Existem rumores de que o Yaris não terá uma nova geração, sendo substituído por um SUV compacto inédito.O novo modelo ocuparia seu espaço na linha de montagem em Sorocaba (SP).


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com