À venda em mercados da Ásia desde meados de 2022, a nova geração do Toyota Yaris aos poucos começa a desembarcar na América do Sul. O modelo já está à venda em alguns países da região, como o Peru, e agora acaba de ter imagens de patentes registradas na Argentina. Os documentos revelam a versão sedã, única apresentada até o momento, e confirmam o design exatamente idêntico ao da variante vendida lá fora.
Nesta nova geração, o Yaris Sedan trocou de plataforma e passou a adotar a arquitetura Daihatsu New Global Architecture (DNGA), uma variante mais acessível da TNGA da Toyota. A mudança trouxe ganhos importantes em dinâmica de condução e dirigibilidade, além de proporcionar otimização da oferta de espaço.
Ao todo, são 4.425 mm de comprimento (+ 5mm), 1.740 mm de largura (+ 10 mm), 1.480 mm de altura (+5 mm) e 2.620 mm de entre-eixos (+ 70 mm). O porta-malas acomoda até 475 litros, contra 473 litros do modelo anterior ainda vendido no Brasil.
No visual, destaque para a inspiração em sedãs maiores, como Corolla e Camry. Na dianteira, o para-choque tem ampla abertura inferior e os faróis são bem integrados ao desenho da grade. Nas laterais, vincos na altura das maçanetas percorrem toda a carroceria. Na traseira, as lanternas são horizontalizadas, com formato pontiagudo e interligadas por barra que atravessará toda a tampa do porta-malas.
A lista de equipamentos inclui 6 airbags, freios ABS com EBD, assistência de frenagem, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, volante multifuncional e duas entradas USB traseiras. Completam o pacote faróis e lanternas em LED, ar-condicionado, acesso sem chave, câmera de ré, modo Eco de condução, entre outros.
Mecanicamente, dependendo do mercado, são ofertados motores 1.2 ou 1.3 aspirados a gasolina. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático do tipo CVT com 7 marchas simuladas. Versões híbridas serão adicionadas ao portfólio posteriormente.
Por aqui, o lançamento do novo Yaris Sedan é aguardado e contemplará produção local, como acontece hoje. Executivos consultados por Motor1.com reforçaram a importância do modelo no nosso mercado, além da estratégia como opção no segmento de sedãs abaixo do Corolla. Na prática, três-volumes seguirá como um dos principais rivais do Honda City por aqui.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Vendas na Argentina em abril: 208 toma liderança e Cronos fica em 3º
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota tem promoção com bônus de até R$ 10 mil para Corolla
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia