O maior mercado do continente europeu segue uma trajetória de crescimento nas vendas de veículos novos. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores na Alemanha, foram comercializadas em novembro 260.512 unidades, 31,4% a mais na comparação com o mesmo período do ano passado. Este foi o 4º mês seguido com desempenho positivo.
O acumulado do ano (2.337.039), no entanto, ainda segue em baixa (-2,4%). Segundo o Best Selling Cars Blog, a expectativa é de que 2022 tenha o pior desempenho desde 1985 (2.379.261). Líder, a Volkswagen (46.807) emplacou quase 20 mil unidades a mais do que a Mercedes-Benz (27.591). A Audi (22.054) dobrou suas vendas e, no lado oposto, destaque para a Opel (12.799) e para a Skoda (11.226) como únicas a perder fôlego no top 10.
POS. | MARCA | NOV.2022 | % MERCADO 2022 | NOV.2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW | 46.807 | 18,0% | 29.561 | 14,9% | 58,3% |
2º | MERCEDES-BENZ | 27.591 | 10,6% | 20.586 | 10,4% | 34,0% |
3º | AUDI | 22.054 | 8,5% | 10.548 | 5,3% | 109,1% |
4º | BMW | 18.983 | 7,3% | 16.738 | 8,4% | 13,4% |
5º | FORD | 13.567 | 5,2% | 8.791 | 4,4% | 54,3% |
6º | OPEL | 12.799 | 4,9% | 13.063 | 6,6% | -2,0% |
7º | SKODA | 11.226 | 4,3% | 11.467 | 5,8% | -2,1% |
8º | TESLA | 10.819 | 4,2% | 5.613 | 2,8% | 92,7% |
9º | HYUNDAI | 10.090 | 3,9% | 9.823 | 5,0% | 2,7% |
10º | SEAT | 9.269 | 3,6% | 5.685 | 2,9% | 63,0% |
11º | FIAT | 7.997 | 3,1% | 6.294 | 3,2% | 27,1% |
12º | RENAULT | 7.340 | 2,8% | 10.516 | 5,3% | -30,2% |
13º | TOYOTA | 7.188 | 2,8% | 5.132 | 2,6% | 40,1% |
14º | DACIA | 6.980 | 2,7% | 3.807 | 1,9% | 83,3% |
15º | KIA | 6.887 | 2,6% | 5.594 | 2,8% | 23,1% |
16º | VOLVO | 4.404 | 1,7% | 3.310 | 1,7% | 33,1% |
17º | PEUGEOT | 4.141 | 1,6% | 4.027 | 2,0% | 2,8% |
18º | MINI | 3.704 | 1,4% | 3.973 | 2,0% | -6,8% |
19º | MAZDA | 3.337 | 1,3% | 2.421 | 1,2% | 37,8% |
20º | MITSUBISHI | 2.854 | 1,1% | 3.429 | 1,7% | -16,8% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | |
TOTAL | 260.512 | 100,0% | 198.258 | 100,0% | 31,4% | |
ACUMULADO | 2.337.039 | 100,0% | 2.394.502 | 100,0% | -2,4% |
Entre os modelos, o Golf (7.033) manteve a liderança conquistada em outubro, mas não sem emoções: com 6.867 unidades – mais de 80% das vendas da marca italiana -, o Fiat 500, que jamais havia conquistado posição similar, ficou a apenas 166 unidades do VW. Completando o pódio colado nos dois primeiros, o Tesla Model 3 foi o preferido por 6.811 consumidores com menos de 70 unidades à frente do VW Tiguan (6.742).
O bom desempenho da Tesla foi completado com o Model Y (3.867) na 7ª posição – em setembro, o modelo já havia conquistado uma inédita liderança. Em seu 1º top 10 desde novembro de 2020, o Mercedes Classe A (3.757) foi o 8º. Opel Corsa (3.751) e Mini (3.704) foram os únicos no pelotão de cima com resultados negativos. 45º colocado, o VW up! (1.921) registrou a maior queda no top 50 (-52%).
POS. | MODELO | NOV.2022 | % MERCADO 2022 | NOV.2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW GOLF | 7.033 | 2,7% | 3.186 | 1,6% | 120,7% |
2º | FIAT 500 | 6.867 | 2,6% | 3.904 | 2,0% | 75,9% |
3º | TESLA MODEL 3 | 6.811 | 2,6% | 3.825 | 1,9% | 78,1% |
4º | VW TIGUAN | 6.742 | 2,6% | 2.212 | 1,1% | 204,8% |
5º | FORD KUGA | 5.327 | 2,0% | 2.557 | 1,3% | 108,3% |
6º | VW T-ROC | 5.144 | 2,0% | 4.719 | 2,4% | 9,0% |
7º | TESLA MODEL Y | 3.867 | 1,5% | 1.787 | 0,9% | 116,4% |
8º | MERCEDES CLASSE A | 3.757 | 1,4% | 2.256 | 1,1% | 66,5% |
9º | OPEL CORSA | 3.751 | 1,4% | 4.806 | 2,4% | -22,0% |
10º | MINI | 3.704 | 1,4% | 3.973 | 2,0% | -6,8% |
11º | VW PASSAT | 3.649 | 1,4% | 2.264 | 1,1% | 61,2% |
12º | VW ID.3 | 3.619 | 1,4% | 1.517 | 0,8% | 138,6% |
13º | AUDI A6 | 3.602 | 1,4% | 557 | 0,3% | 546,7% |
14º | BMW SÉRIE 3 | 3.282 | 1,3% | 1.727 | 0,9% | 90,0% |
15º | TOYOTA YARIS | 3.206 | 1,2% | 1.315 | 0,7% | 143,8% |
16º | OPEL MOKKA | 3.150 | 1,2% | 2.535 | 1,3% | 24,3% |
17º | AUDI A3 | 3.068 | 1,2% | 1.113 | 0,6% | 175,7% |
18º | SEAT FORMENTOR | 3.002 | 1,2% | 1.201 | 0,6% | 150,0% |
19º | MERCEDES CLASSE C | 2.960 | 1,1% | 2.195 | 1,1% | 34,9% |
20º | MERCEDES GLA | 2.928 | 1,1% | 2.129 | 1,1% | 37,5% |
21º | VW ID.4 | 2.871 | 1,1% | 1.151 | 0,6% | 149,4% |
22º | VW T-CROSS | 2.741 | 1,1% | 3.077 | 1,6% | -10,9% |
23º | BMW SÉRIE 5 | 2.702 | 1,0% | 1.772 | 0,9% | 52,5% |
24º | AUDI Q3 | 2.664 | 1,0% | 1.633 | 0,8% | 63,1% |
25º | MERCEDES CLA | 2.617 | 1,0% | 1.470 | 0,7% | 78,0% |
26º | AUDI Q5 | 2.522 | 1,0% | 1.792 | 0,9% | 40,7% |
27º | SKODA KAROQ | 2.522 | 1,0% | 1.681 | 0,8% | 50,0% |
28º | KIA CEED | 2.481 | 1,0% | 2.429 | 1,2% | 2,1% |
29º | HYUNDAI KONA | 2.384 | 0,9% | 2.506 | 1,3% | -4,9% |
30º | MERCEDES GLC | 2.338 | 0,9% | 3.964 | 2,0% | -41,0% |
31º | DACIA SANDERO | 2.239 | 0,9% | 1.391 | 0,7% | 61,0% |
32º | MERCEDES CLASSE E | 2.229 | 0,9% | 2.753 | 1,4% | -19,0% |
33º | VW POLO | 2.228 | 0,9% | 1.742 | 0,9% | 27,9% |
34º | AUDI A4 | 2.185 | 0,8% | 1.085 | 0,5% | 101,4% |
35º | MERCEDES CLASSE V | 2.171 | 0,8% | 1.239 | 0,6% | 75,2% |
36º | VW TRANSPORTER | 2.165 | 0,8% | 2.260 | 1,1% | -4,2% |
37º | FORD FOCUS | 2.107 | 0,8% | 1.917 | 1,0% | 9,9% |
38º | SEAT BORN | 2.089 | 0,8% | 259 | 0,1% | 706,6% |
39º | BMW SÉRIE 2 | 2.035 | 0,8% | 1.399 | 0,7% | 45,5% |
40º | DACIA SPRING | 2.035 | 0,8% | 657 | 0,3% | 209,7% |
41º | VW TOURAN | 2.025 | 0,8% | 326 | 0,2% | 521,2% |
42º | BMW SÉRIE 1 | 2.015 | 0,8% | 2.028 | 1,0% | -0,6% |
43º | RENAULT MEGANE | 2.014 | 0,8% | 290 | 0,1% | 594,5% |
44º | MERCEDES GLB | 1.967 | 0,8% | 378 | 0,2% | 420,4% |
45º | VW UP | 1.921 | 0,7% | 3.966 | 2,0% | -51,6% |
46º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 1.918 | 0,7% | 680 | 0,3% | 182,1% |
47º | FORD PUMA | 1.866 | 0,7% | 783 | 0,4% | 138,3% |
48º | BMW X3 | 1.829 | 0,7% | 2.000 | 1,0% | -8,6% |
49º | HYUNDAI TUCSON | 1.822 | 0,7% | 1.784 | 0,9% | 2,1% |
50º | DACIA DUSTER | 1.783 | 0,7% | 1.543 | 0,8% | 15,6% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog