Enquanto os grupos Toyota e Volkswagen disputam a cada ano posição de topo no ranking global da indústria automobilística, a Hyundai silenciosamente soube implementar estratégias e alcançar posição de destaque na lista das maiores do setor. Em 2021, por exemplo, o conglomerado sul-coreano vendeu em todo o mundo 6,9 milhões de veículos e abocanhou a terceira colocação entre as gigantes.

Para efeito de comparação, a Toyota vendeu 10,5 milhões de unidades, enquanto a Volkswagen entregou 8,9 milhões de exemplares no mesmo período. O desempenho da Hyundai foi tão bom que superou com facilidade outros grandes grupos, em especial General Motors e Stellantis. A soma inclui todas as marcas de cada conglomerado, o que no caso da Hyundai engloba também Kia e Genesis.

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"Estamos no caminho certo e este ano fomos muito fortes. A nossa gestão da cadeia de abastecimento foi fundamental. Tentamos ser flexíveis, otimizar e proteger a nossa produção o máximo possível contra a crise dos chips", disse Jaehoon Chang, presidente e co-chefe executivo do grupo.

A Hyundai foi fundada há 55 anos como fabricante de veículos acessíveis para o mercado doméstico sul-coreano. A expansão internacional da empresa só começou de fato na década de 80, alcançando Américas, Europa e outros países da Ásia. A divisão de luxo Genesis foi criada em 2015 e hoje rivaliza com grandes marcas premium internacionais nos segmentos de SUVs, sedãs e elétricos.

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Hyundai Ioniq 6

Falando em elétricos, a Hyundai hoje briga com a Ford pela segunda colocação no ranking de montadoras que mais vendem EVs nos Estados Unidos, atrás apenas da Tesla. A linha Ioniq da empresa é destaque na categoria, em especial o Ioniq 6. O sedã roda até 610 km e tem design aerodinâmico pra lá de chamativo. Até 2030, a empresa quer colocar no mercado 17 novos veículos elétricos.

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