Tudo indicava que o Ford Edge, que sempre teve posição de destaque nos Estados Unidos e também chegou ao Brasil, não teria uma nova geração. A boa notícia, por enquanto para o mercado chinês, é que uma nova geração está a caminho. A marca do oval azul divulgou a primeira imagem oficial - e chama bem a atenção.
O desenho divulgado pela Ford mostra que o novo Edge utilizará uma evolução da identidade visual que está sendo usada por diversos modelos vendidos na China, como Explorer, Equator, Evos e Equator Sport – este último está sendo vendido em alguns países como o novo Territory e já foi visto em testes no Brasil. A grade foi alargada consideravelmente e os faróis estão bem mais finos, posicionados ao lado da entrada de ar de forma a parecer uma peça só. Na parte superior há uma linha em LED que vai até as laterais.
Traseira do Novo Ford Edge 2024
A traseira é mais curiosa, usando lanternas em forma de setas e que seguem em direção ao centro da tampa do porta-malas. Porém, ao invés de formar uma barra iluminada, o centro tem o nome EDGE por extenso. O esboço não mostra muito bem, mas imagens que vazaram anteriormente revelam que a terceira janela terá um formato diferente e vai até a coluna D, dando a impressão de que o carro é maior.
Ainda não vimos nenhuma imagem do interior. A Ford pode seguir por alguns caminhos. Um deles é apostar em algo parecido com o Equator Sport (o nosso futuro Territory), usando dois displays posicionados lado a lado e com um aspecto “flutuante”. A outra é seguir o Evos e aumentar as telas ainda mais para que cubra quase todo o painel.
Telas do Ford Evos que abrangem quase toda a extensão
Enquanto a Ford se limitou a divulgar apenas as imagens, o governo chinês deixou vazar mais algumas informações. A nova geração do Edge terá 5 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,95 m, o que são 10 cm mais do que o anterior no entre-eixos e 13 cm mais no comprimento total. Será equipado sempre com um motor 2.0 EcoBoost turbo, mas em duas configurações. A normal tem 252 cv, enquanto a híbrida eleva a potência para 275 cv.
A Ford não tinha planos de oferecer um novo Edge em outros mercados, motivo pelo qual cancelou os planos de fazer uma nova geração do SUV. A marca antecipou-se no Brasil e encerrou as vendas em 2019, enquanto nos EUA é vendido em versão única e entra no seu último ano nas concessionárias. Como a fabricante está ampliando sua linha e já traz o Territory da China, o Edge híbrido seria uma opção interessante acima do Bronco Sport. Mas teremos que esperar para ver se a divisão brasileira tem plnaos de importar o utilitário no futuro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Edge L 2024 estreia com multimídia gigante de 27 polegadas
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
CEO da Ford confirma fim de linha para dois SUVs tradicionais de 5 lugares
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Novo Ford Edge adota fantasia colorida em bateria de testes na neve
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Nova geração do Ford Edge aparece na China com motor 2.0 turbo