Desde que a geração atual foi lançada em 2018, ouvimos diversas informações sobre uma versão de 4 portas do Suzuki Jimny Sierra. Deixou de ser um rumor quando protótipos foram flagrados em testes e a mídia indiana começou a apontar que o lançamento estaria programado para o começo de 2023. Só que agora aparece uma confirmação por outra fonte e em outro país, pois a revista japonesa Best Car afirma que o modelo será apresentado no dia 13 de janeiro, durante o Salão de Nova Déli (Índia).

A publicação nipônica conseguiu mais algumas informações sobre esta nova variante do Suzuki Jimny. Será esticado para receber as portas traseiras e, aparentemente, será 300 mm maior, tanto no entre-eixos quanto no comprimento total, melhorando o espaço dos bancos traseiros. A Suzuki colocará uma terceira janela na lateral, menor e na região do porta-malas. Tirando isso, o design será o mesmo.

A Best Car ainda afirma que, ao menos no Japão, o Jimny Sierra deve receber uma motorização híbrida, adicionando um motor elétrico de 34 cv e 6,1 kgfm, para trabalhar em conjunto ao 1.5  de 102 cv e 14 kgfm. O que não sabemos ainda é se a Suzuki irá imitar outras marcas, usando o propulsor elétrico para mover apenas um dos eixos, ou se seguirá usando um sistema 4x4 para distribuir a força dos dois motores.

Como a Suzuki é muito forte na Índia, esta versão de 4 portas do Jimny fará sua estreia no país, iniciando as vendas por lá, desembarcando no Japão no 2º trimestre. A Best Car diz que a versão japonesa deve custar 2,3 milhões de ienes, o que dá R$ 89.816 pela cotação atual. Vale lembrar que o Jimny japonês é menor que o global, com 3,39 m de comprimento (contra os 3,55 m da variante vendida no resto do mundo), para que seja classificado como um Kei Car, pagando menos impostos.

Suzuki Jimny 4 portas - Projeção

Ainda não há informações se o Suzuki Jimny Sierra de 4 portas será vendido fora da Ásia. O jipinho fez muito sucesso quando foi lançado e teve uma fila de espera bem longa na Europa, então existe um mercado para esta variante maior. Seria uma boa maneira de ajudar no volume de produção do carro na Índia. E também seria uma boa pedida no Brasil, agora que a HPE Autos, representante oficial da marca, encerrou a produção da geração antiga no país e retirou todos os outros modelos, como SCross, das concessionárias.


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