page ad skin

Revisar pneus é dica importante antes de pegar estrada no fim de ano

Nível de desgaste pode afetar capacidade de frenagem, dirigibilidade e até estabilidade do veículo em curvas

Pneu Pirelli

Com a chegada do período de férias de fim de ano e dos feriados prolongados, o movimento nas estradas aumenta e os cuidados na hora de seguir viagem devem ser redobrados. Revisar o veículo com antecedência é fundamental, tanto na questão da motorização quanto das condições gerais dos pneus. A Pirelli, tradicional fabricante do setor, alerta para a importância da revisão e fornece dicas de como avaliar os principais aspectos.

Pneus seguros e em bom estado de conservação têm reflexo direto na segurança geral em viagens, sejam longas ou curtas. Se desgastados, dependendo da situação, podem afetar a capacidade de frenagem, a dirigibilidade e até a estabilidade do veículo em curvas. A Pirelli explica que indicador do TWI ajuda a avaliar as condições gerais do pneu.

Circuito Panamericano Pirelli

“O TWI é o indicador de vida útil do pneu. Ele revela o desgaste apresentado pelo equipamento e, se estiver no mesmo nível da banda de rodagem, ou até bem próximo, é hora de efetuar a troca do conjunto de pneus. E como a Pirelli sempre recomenda, caso precise trocar o pneu, é importante tomar o cuidado de comprar um modelo nas mesmas medidas e dimensões originais do veículo”, explica Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias da Pirelli para a América Latina.

Na lateral do pneu, pontos do TWI indicam o nível de desgaste. Em nível avançado, o pneu perde capacidade de drenar água e mais suscetível a furos e avarias (já que tem menos borracha). Entre as dicas para manter a vida útil do produto, destaque para a realização de alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km. Em uso mais intenso do veículo, a quilometragem pode ser reduzida para 5.000 km.

Rodas de 22 polegadas do Cayenne Turbo GT

Outra dica fundamental é observar a calibragem. Nesse sentido, a indicação é seguir as orientações do fabricante, geralmente presentes no manual e até na porta do próprio carro. Além disso, a realização de rodízio a cada 10.000 km garante o desgaste por igual nos quatro pneus e proporciona controle da direção caso o motorista precise recuperar a trajetória em situações de emergência.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com