A moda dos SUVs parece que não vai acabar tão cedo, então quem está de fora do segmento, goste ou não, está perdendo dinheiro. Até as fabricantes de esportivos cederam, indo bem além da Porsche com o Cayenne e Macan. Com a Ferrari oferecendo o Purosangue e a Lamborghini ganhando muito com o Urus, a McLaren agora admite que está estudando desenvolver um utilitário, porém já deixa claro que levará um tempo para que chegue às ruas.

Depois de muito tempo negando que teria um SUV, os ingleses de Woking agora perceberam que ter um SUV vai ajudar a equilibrar as contas da McLaren, ainda mais em um momento em que suas finanças não estão na melhor forma. Jamie Corstophine, diretor de estratégia de produto da marca inglesa, conversou com o site Automotive News e deu mais detalhes sobre o projeto.

“A coisa mais importante é entregar um veículo que tenha mais espaço ou habilidade para um cliente da McLaren para compartilhar a experiência com mais pessoas. Quão alto será, se será um crossover... isto é algo que será decidido e, de fato, nada está definido neste momento. Se iremos fazer alguma coisa, se será este tipo de produto, ou se será outro tipo de veículo. O teste para nós é: poderemos refletir exatamente o DNA da McLaren?”, explica Corstophine.

A declaração do executivo deixa uma coisa bem clara: vai levar um tempo para que a McLaren coloque seu SUV nas concessionárias, visto que ainda está em estudo e o desenvolvimento não foi iniciado, pois ainda não foi aprovado. Ter um utilitário será uma mudança completa em comparação à epoca em que Mike Flewitt era o CEO da empresa. O ex-chefão da McLaren era completamente contra ter um crossover em sua linha, uma visão que não é compartilhada por seu sucessor Michael Leiters. Para Leiters, há um limite de quantos esportivos podem ser oferecidos e que o dinheiro hoje está no segmento dos SUVs, mesmo que exista o risco de diluir a marca.

McLaren Extreme E

SUV de competição da McLaren para o Extreme E

É difícil argumentar contra ao lembrar de como adicionar um SUV ajudou muito as fabricantes do mesmo nível da McLaren. O Cayenne literalmente salvou a Porsche da falência e a chegada do Macan ajudou a encher os cofres da marca alemã. A Lamborghini lançou o Urus, que logo virou seu modelo mais vendido. Até a Aston Martin, que ainda tenta se recuperar financialmente, está aproveitando o sucesso do DBX. E a Ferrari, outra que resistiu à ideia, teve que interromper os pedidos do Purosangue após acumular uma fila de espera de 2 anos. Entrar neste segmento pode ser a salvação da McLaren.


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