Existem dois tipos de veículos que a McLaren não se preocupa em produzir: sedãs e utilitários esportivos, os famosos SUVs - segmento que até a Ferrari foi se meter com o Purosangue. Mas voltando à McLaren, isso está prestes a mudar com a nova liderança da marca britânica.
Em uma reportagem da Auto Express do Reino Unido, o novo CEO da McLaren Automotive, Michael Leiters, confirma que um novo hipercarro elétrico que poderia rivalizar com o Lotus Evija de 2.040 cv não é a prioridade, embora a empresa esteja empenhada na eletrificação. Leiters afirma que a tecnologia não é avançada o suficiente para que isto aconteça (ter um hipercarrp 100% elétrico). Em vez disso, o foco será um tipo de veículo elétrico mais convencional, um carro com "mais estilo de vida, um propósito mais utilitário".
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Com "Palavras como 'utilidade' ou 'estilo de vida', você obviamente chegará a certas conclusões. Acho que a principal medida para a McLaren é potencialmente algo com a capacidade de compartilhar com mais ocupantes no carro. Não necessariamente andar mais alto, mas poderia ser", Leiters disse na reportagem.
Ex-diretor de tecnologia da Ferrari, Leiters é conhecido por sua rígida filosofia voltada a leveza. Isso, junto com o DNA da McLaren, pode ser esperado para o próximo veículo elétrico prático da fabricante. A faixa de preço também é esperada para ficar ao menos na casa das 200 mil libras (R$ 1,2 miulhão em conversão direta), o que Leiters acredita ser o mínimo para se ter um carro feito pela McLaren. "Precisamos nos concentrar na rentabilidade, não no volume", disse o manda-chuva.
Ainda no mês passado, Leiters deu a entender à revista Car que já está sendo desenvolvido um SUV elétrico. No entanto nada está confirmado, pois várias citações do CEO da McLaren não foram conclusivas. Mas com este último desenvolvimento – e com Leiters sendo um dos responsáveis pela Ferrari Purosangue – o que podemos esperar da marca britânica é um elétrico mais prático, que pode ser um sedã ou um SUV. Uma linha do tempo, no entanto, nada está definido neste momento.
Falando em modelos EV, a jornada da McLaren para a eletrificação começou com o Artura. Seu motor híbrido de 671 cavalos e 73,32 kgfm de torque foi desenvolvido em parceria com a BMW.
Galeria: McLaren Artura 2022
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Fonte: Auto Express