Listada atualmente como uma das poucas marcas ausentes do mercado de SUVs, a McLaren poderá mudar de status nos próximos e passar a enxergar o segmento com bons olhos. Pelo menos foi o clima que pairou sobre a empresa após a indicação de Michael Leiters como novo CEO, sucedendo Mike Flewitt. O executivo é declaradamente fã de SUVs e reconhece a importância estratégia da categoria dentro de qualquer montadora.

Em entrevista concedida recentemente à revista Autocar, Leiters admitiu abertamente que adora SUVs, que vê o segmento como atraente e com amplo espaço para crescimento. "Desenvolvi um SUV na Ferrari, desenvolvi um SUV na Porsche, então adoro SUVs", disse.  "Acho que é um mercado muito importante", completou.

Galeria: McLaren Extreme E

Questionado sobre o desenvolvimento de um projeto do tipo dentro da McLaren, o chefão afirmou que há debates internos em andamento. "Não faremos isso só por mim. No entanto, acho que é um mercado muito importante. O que temos que entender como McLaren é: 'como podemos encontrar um produto que esteja de acordo com nosso DNA?'. Não devemos fazer um SUV clássico", explicou.

Rumores sobre o lançamento de um SUV McLaren circulam na imprensa desde dezembro de 2021. Foi quando a empresa apresentou inédito SUV elétrico de competição desenvolvido  para a série Extreme E. No início deste ano, novas informações adiantaram que o projeto já está em andamento e que será lançado na segunda metade da década, na forma de um utilitário esportivo puramente elétrico.

McLaren Artura 2022 híbrido

Além do mais, a chegada à empresa de um CEO abertamente favorável à ideia reforça sobremaneira a veracidade dos rumores. Os resultados alcançados por outras marcas também devem ter influência na decisão final. A Porsche, por exemplo, colhe excelentes números com os modelos Macan e Cayenne, enquanto a Lamborghini bate recordes a cada ano graças ao Urus. Até a Ferrari, que era contrária aos SUVs, prepara para breve a chegada do Purosangue

Envie seu flagra! flagra@motor1.com