A nova Chevrolet S10 está à caminho. A fabricante fez um investimento de R$ 5 bilhões na fábrica em São José dos Campos (SP), que chegou a ser congelado por alguns meses durante a pandemia. De acordo com o site GM Authority, a GM agora está focada no desenvolvimento da próxima geração da picape média, agora que a Montana já está pronta e chegará às concessionárias em fevereiro. Porém, com a promessa de uma nova versão da S!0 atual para 2023, a picape renovada deve aparecer somente em 2024.

Citando fontes ligadas ao projeto, o GM Authority afirma que a empresa está trabalhando no desenvolvimento da nova Chevrolet S10 e, neste momento, faz testes comparando os primeiros protótipos ao lado da S10 atual. Como nenhuma unidade foi vista até o momento, a GM deve ser sua velha tática de realizar a maior parte dos trabalhos dentro do centro de desenvolvimento de Cruz Alta e só devemos ver uma das mulas de teste nas ruas quando a picape estiver quase pronta – ou seja, quando a GM quiser começar a fazer barulho.

Nesta geração, a S10 ficará ainda mais próxima da sua irmã norte-americana Colorado, indo além do uso da mesma plataforma GTM31XX-2, utilizando uma identidade visual mais mais parecida. Até agora, as duas picapes tinham um parentesco um pouco mais afastado, só que a situação mudou. A S10 agora é vendida somente na América do Sul, depois que a Chevrolet encerrou a operação na Ásia, então a fabricante tem que reduzir os custos de desenvolvimento agora que não é mais compartilhado com outros mercados.

Ainda assim, não serão iguais, como no caso da motorização. A Colorado deixou de lado o propulsor a diesel, enquanto a S10 seguirá o caminho oposto, apostando somente neste motor, como acontece na geração atual – todas as picapes médias vendida no Brasil abandonaram a opção flex. Ainda não se sabe o que a marca deve fazer com o motor 2.8 turbodiesel, que já foi atualizado junto com a reestilização lançada em 2020, gnahando uma nova turbina. Por conta das próximas regras de emissões e ruídos, deve receber mudanças para melhorar o rendimento e reduzir a emissão de gases poluentes.

Interior da Chevrolet Colorado Z71 2023

A data de estreia da nova Chevrolet S10 ainda é um mistério. O ideal seria que fosse revelada em 2023, já que a GM chama de “ano da picape” por conta da chegada da nova Montana e da inédita Silverado. E o ciclo de investimento tinha previsão de ser concluido no ano que vem. Porém, a marca anunciou que a S10 ganhará uma nova versão em 2023, que deve servir como uma despedida para a terceira geração. Assim, se a Colorado aparecer no Brasil, seria no final do ano que vem, chegnado às concessionárias no começo de 2024.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com