Rodada de testes promovida recentemente pelo Euro NCAP (principal órgão avaliador da segurança veicular no continente europeu) colocou à prova os atributos de segurança da nova geração da Ford Ranger. Líder de vendas no segmento na região, a picape teve desempenho bastante satisfatório nas várias provas realizadas e conquistou a classificação de 5 estrelas (a máxima possível).

De acordo com o relatório, a Ranger alcançou 84% de proteção na categoria adulto, 90% na proteção para crianças, 74% na segurança de usuários vulneráveis na estrada e 84% nos recursos de assistência à segurança. Em termos de equipamentos, notas altas foram concedidas para recursos de proteção frontal contra colisão e assistência.

Galeria: Ford Ranger Platinum 2023

A picape foi elogiada também quanto à proteção para ocupantes na maioria das áreas, incluindo cabeça e parte inferior do corpo, embora tenha obtido apenas classificações marginais na proteção para peito. Críticas também para ausência de assento infantil integrado. 

“A Ranger foi a primeira picape a receber uma classificação de 5 estrelas pelo Euro NCAP em 2011, por isso é uma verdadeira validação do trabalho árduo feito por nossa equipe de engenharia de classe mundial de que o Ranger está estabelecendo o padrão mais uma vez”, disse Hans Schep, gerente geral da Ford Pro Europa.

E no Brasil?

Por aqui, a nova geração da Ranger será lançada em 2023 e já roda em testes praticamente sem camuflagem. A produção será concentrada na Argentina, onde a fábrica de Pacheco está recebendo investimentos da ordem de US$ 580 milhões para produzir o modelo. O país vizinho abastecerá o Brasil e diversos outros mercados da América Latina. Como hoje, a Ranger disputará clientes com Toyota Hilux e Chevrolet S10, que também trocarão de geração em breve.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com