O Volkswagen Golf foi um carro que deixou uma legião de fãs no Brasil quando saiu de linha. Sua oitava geração, porém, nunca foi confirmada por aqui. Isso não impediu o Motor1.com de flagra uma unidade por aqui em abril. Pelos detalhes, tratava-se da versão R-Line que, entre as opções de motorização, pode usar um motor 1.5 eTSI, eletrificado.
Um mês depois, a Volkswagen confirmou que pretende trazer para o Brasil o sistema híbrido-leve eTSI flex para nosso mercado em algum momento de 2023. O Golf, no entanto, estaria sendo utilizado apenas como plataforma de testes por aqui. A promessa da marca, porém, parece continuar valendo. O perfil 421.garage compartilhou uma imagem de mais um híbrido-leve eTSI rodando em testes no Brasil. Dessa vez, a unidade flagrada na capital paulista era uma Golf Variant, configuração perua da oitava geração do Golf.
Quando equipado com o sistema eTSI, os motores da Volkswagen recebem um sistema híbrido leve de 48V que usa um gerador no lugar do alternador para manter o carro em movimento em velocidade de cruzeiro enquanto o motor a combustão fica desligado. As unidades do Golf flagradas por aqui o Golf estão sendo usadas para os testes do sistema por aqui com intuito de usar também etanol.
A fabricante tem falado muito sobre o uso do biocombustível e até criou um centro de desenvolvimento para motores a etanol. Ao usar esta mecânica, o carro consegue fazer 17,5 km/litro, pelos testes oficiais na Europa. Com a adoção de um eTSI flex, além de se reduzir consumo e emissões, adiciona-se a possibilidade de usar combustível renovável.
Todo o projeto ainda está em estágio inicial e precisará de um bom tempo para ficar pronto, justamente por ser flex. O etanol representa um desafio, pois o eTSI funciona desligando o motor enquanto o gerador mantém o carro em movimento temporariamente. O etanol tem um poder de queima menor do que a gasolina, então precisaria usar mais combustível para elevar novamente a temperatura do motor para o nível ideal.
VW Golf Variant R na Europa
A Volkswagen usa a tecnologia eTSI tanto no motor 1.0 turbo quanto no 1.5 TSI. O próprio Golf, por exemplo, tem a opção desta motorização para a versão de entrada na Europa, combinada com a transmissão DSG de dupla embreagem com 7 marchas. Como a marca só utiliza o DSG no Jetta GLI, isto representa outro problema no desenvolvimento, pois seria necessário mudar para o câmbio automático de 6 posições.
Ainda não está certo qual modelo será o responsável por estrear a tecnologia eTSI flex no Brasil. Os candidatos mais fortes por enquanto seriam o Taos, que pode ser reestilizado entre 2023 e 2024, ou até mesmo o Golf de oitava geração, mas este com chances menores.
VW Golf R Variant
A boa notícia é que a tecnologia eTSI não ficará restrita aos modelos mais caros. Agora que quase toda a linha da Volkswagen usa a plataforma MQB, seja na versão A1 ou A0, é mais viável colocar o sistema em qualquer um dos carros – o Polo europeu terá versões eTSI no futuro. Ainda não foi confirmado quais carros utilizarão a tecnologia, mas ela deverá ser estendida à toda linha VW para cumprir as metas de emissões e de consumo.
Fonte: 421.garage via Furdiani Motors
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