A Volkswagen acelera o ritmo de testes e está cada vez mais perto de revelar ao mercado a próxima geração do crossover Tiguan. Segunda linhagem nestes mais de 16 anos de história do modelo, a nova encarnação já tem protótipos rodando em testes com carroceria definitiva e, aos poucos, vai deixando detalhes do design à mostra. O lançamento é aguardado para a segunda metade do ano que vem, começando pelos principais mercados da Europa.
Neste novo flagra, a Volkwagen repete a estratégia de camuflagem e tenta usar os disfarces para imitar peças do Tiguan atual. Adesivos e fitas pretas tentam passar a impressão formas geométricas, mas tudo indica que o caminho seguido será oposto, ou seja, com pegada bem mais arredondada e dinâmica. Nesse sentido, o modelo buscará inspiração nos recém-lançados elétricos da linha ID.
Do ponto de vista mecânico, é certo que será adotada a versão mais recente de plataforma modular MQB. Assim como hoje, a gama de motores será composta por propulsores a gasolina e turbodiesel, atualizados para atender às mais recentes regras anti-poluição da Europa e sempre equipados com tecnologia híbrido-leve de propulsão. Haverá também variantes do tipo plug-in, que receberão ajustes para entregar autonomia ampliada no modo elétrico.
Provavelmente, será última geração do Tiguan com propulsores tradicionais. A partir da próxima década, tudo indica que o modelo migrará totalmente para eletrificação.
Assim como acontecerá hoje, o Tiguan seguirá desempenhando papel fundamental como representante da Volkwagen no segmento de SUVs intermediários em mercados-chave como Europa, Estados Unidos e China. Rumores indicam que a carroceria alongada Allspace continuará sendo oferecida em algumas regiões, mas o martelo ainda não foi batido internamente.
No Brasil, vale lembrar, ainda aguardamos pela chegada do modelo atual reestilizado, apresentado lá fora em 2021 mas ainda ausente aqui.
Fonte: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Volkswagen Tiguan L Pro estreia na China mais luxuoso que irmão europeu
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Volkswagen Tiguan L Pro vaza e dá o tom do que virá no próximo Tayron