Os planos estratégicos da Toyota em direção à neutralidade de carbono nos próximos anos incluem diferentes frentes de trabalho e pesquisa. Além da ampliação do portfólio de veículos puramente elétricos, com a linha bZ, a marca explora a viabilidade comercial do hidrogênio como alternativa ao combustíveis tradicionais. O sedã Mirai já é uma realidade no catálogo da empresa e, agora, o Corolla Cross pode seguir o mesmo caminho.

Prova disso é protótipo Corolla Cross H2 Concept, equipado com um motor de combustão interna projetado para queimar hidrogênio no lugar de gasolina ou diesel. Baseado na versão esportiva GR, o conceito tem motor 1.6 turbo de 3 cilindros com tecnologia de injeção direta de hidrogênio e adaptação para uso pelo consumidor comum.

Galeria: Toyota Corolla Cross H2 Concept

Segundo a Toyota, os engenheiros do projeto ampliaram o poder de combustão do hidrogênio em 24%, levando-o a níveis de potência semelhantes a um motor a gasolina comparável. Além disso, o alcance também foi estendido em 30% e o tempo de reabastecimento em caiu para apenas um minuto e meio.

Naturalmente, há toda uma estrutura preparada para tal levando em conta as especificidades do hidrogênio. O tanque do Corolla Cross H2 Concept, por exemplo, adota a mesma experiência adquirida com o sedã Mirai de produção, que motor também usa tecnologia de injeção direta de hidrogênio de alta pressão.

Aos interessados, a marca diz que viabilidade real do conceito está sendo avaliada e que testes de inverno no norte do Japão serão iniciados em breve. Além do Corolla Cross, a Toyota experimenta a mesma aplicação na picape Hilux, utilizando a tecnologia de célula de combustível de segunda geração emprestada do Mirai.

Paralelamente, a empresa continua investindo no desenvolvimento de modelos híbridos e híbridos plug-in, bem como veículos puramente elétricos. Os estudos fazem parte do movimento da Toyota em direção à neutralidade de carbono nos próximos anos.

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