Apresentado inicialmente em novembro, durante o Salão de Los Angeles, o Toyota bZ Compact SUV Concept acaba de ter novos detalhes revelados. Parte integrante da família Beyond Zero, que contará com seis modelos totalmente EVs até 2026, o protótipo chama atenção pelo design arrojado e chegará ao mercado em versão de produção com papel estratégico nos planos de eletrificação da marca.

Entre as novas informações divulgadas pela Toyota, destaque para as dimensões. Ao todo, o bZ Compact SUV Concept mede 4.538 milímetros de comprimento, 1.888 mm de largura (sem contar os espelhos retrovisores) e 1.560 mm de altura. Na prática, são medidas bem próximas do RAV4, considerado o equivalente a combustão do protótipo.

Galeria: Toyota bZ Compact SUV Concept

Visualmente, o destaque fica por conta identidade de design fiel aos demais modelos da família bZ, incluindo o SUV bZ4x, o sedã bZ3 e o recém revelado C-HR Prologue. Na dianteira, o estilo fortemente vincado e esculpido tem faróis recortados e assinatura luminosa em evidência (os LEDs ocupam tanto o capô quanto a parte frontal do para-choque com barra horizontal iluminada).

De perfil, o modelo revela teto preto contrastante com a carroceria em cinza, rodas grandes e bem raiadas e fortes vincos na altura das portas. Destaque ainda para as maçanetas dianteiras escamoteáveis (recurso que tem se tornado cada vez mais comum em lançamentos recentes) e traseiras camufladas na coluna. Na parte traseira, chama atenção o caimento diferenciado do teto, bem ao estilo cupê, e as lanternas horizontais ocupando toda a largura da carroceria.

Toyota bZ Compact SUV Concept

No interior, a abordagem escolhida pela Toyota foi bastante minimalista. O volante é largo e octogonal, com o quadro de instrumentos posicionado logo à frente em tela totalmente digital. A tela do sistema de entretenimento é grande e fica logo ao lado, bem centro da cabine, abrigando na parte inferior alguns botões capacitivos.

Entre os recursos tecnológicos, destaque para o assistente de IA chamado Yui. Os ocupantes podem usar comandos de voz, e o sistema responde com pistas de iluminação de áudio e visual que se movem pela cabine. Detalhes mecânicos não foram revelados.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com