Com menos de 50% de participação em relação aos 191.944 automóveis e comerciais leves registrados no Brasil em novembro – 43,73%, para ser exato -, o varejo chegou ao 5º mês seguido atrás das vendas diretas. Com 17,92% de market share, vantagem inferior a 2 pontos sobre a Toyota (16,01%), a Fiat (17,92%) repetiu a liderança de outubro. Chevrolet (15,94%), Volkswagen (12,21%) e Hyundai (10,28%) vieram em seguida.
Preferido entre os SUVs pelo 8º mês seguido, o Hyundai Creta (4.997) repetiu a liderança conquistada entre os automóveis desde agosto com quase 95% de seus registros. Mas desta vez foi por muito pouco: apenas 35 unidades atrás, o Chevrolet Tracker (4.962) subiu uma posição nas últimas semanas. O Chevrolet Onix (4.623), próximo dos líderes, completou o pódio.
Com o VW Nivus (3.185) em 4º, o Toyota Corolla Cross (3.040) em 5º, o Fastback (3.008) em 6º - é o 1º top 10 do Fiat - e o VW T-Cross (2.759) em 9º, tivemos 60% do pelotão de cima com representantes do segmento mais aquecido do mercado pelo 4º mês em sequência. Sétimo, o Corolla (2.795) foi o nº 1 entre os sedãs, segmento que teve apenas o Toyota e o Chevrolet Onix Plus (2.652) entre os vinte primeiros colocados.
Número um nas vendas diretas, o Fiat Mobi (1.246) foi apenas o 22º colocado – seu maior rival entre os modelos de entrada, o Renault Kwid (2.450) foi o 13º. Com 1.573 unidades, o Citroën C3 garantiu lugar no top 20. Entre os cinquenta primeiros, apenas quatro modelos tiveram 100% de suas unidades na modalidade: o Toyota RAV4 (109), o Porsche Cayenne (108) e os Mercedes-Benz GLA (104) e Classe C (96).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | NOV.22 (A) |
1º | HYUNDAI CRETA | 4.997 | 94,84% | 5.269 |
2º | CHEVROLET TRACKER | 4.962 | 68,62% | 7.231 |
3º | CHEVROLET ONIX | 4.623 | 62,53% | 7.393 |
4º | VW NIVUS | 3.185 | 65,55% | 4.859 |
5º | TOYOTA COROLLA CROSS | 3.040 | 89,36% | 3.402 |
6º | FIAT FASTBACK | 3.008 | 94,29% | 3.190 |
7º | TOYOTA COROLLA | 2.795 | 76,45% | 3.656 |
8º | HYUNDAI HB20 | 2.784 | 29,44% | 9.457 |
9º | VW T-CROSS | 2.759 | 53,32% | 5.174 |
10º | CHEVROLET ONIX PLUS | 2.652 | 33,01% | 8.035 |
11º | HONDA HR-V | 2.627 | 90,46% | 2.904 |
12º | FIAT PULSE | 2.520 | 68,39% | 3.685 |
13º | RENAULT KWID | 2.450 | 39,63% | 6.182 |
14º | NISSAN KICKS | 1.866 | 71,58% | 2.607 |
15º | VW POLO | 1.836 | 85,32% | 2.152 |
16º | FIAT ARGO | 1.660 | 21,46% | 7.737 |
17º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.628 | 68,84% | 2.365 |
18º | CITROËN C3 | 1.573 | 49,29% | 3.191 |
19º | TOYOTA SW4 | 1.467 | 96,39% | 1.522 |
20º | HONDA CITY HATCH | 1.320 | 95,58% | 1.381 |
21º | JEEP COMPASS | 1.262 | 19,69% | 6.409 |
22º | FIAT MOBI | 1.246 | 14,28% | 8.724 |
23º | JEEP RENEGADE | 1.163 | 25,99% | 4.474 |
24º | FIAT CRONOS | 999 | 15,19% | 6.575 |
25º | VW GOL | 985 | 13,46% | 7.320 |
26º | HONDA CITY | 973 | 84,83% | 1.147 |
27º | VW TAOS | 876 | 76,24% | 1.149 |
28º | TOYOTA YARIS SEDAN | 832 | 51,52% | 1.615 |
29º | HYUNDAI HB20S | 817 | 57,86% | 1.412 |
30º | RENAULT DUSTER | 786 | 35,01% | 2.245 |
31º | BMW 320i | 611 | 91,74% | 666 |
32º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 480 | 61,86% | 776 |
33º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 468 | 39,76% | 1.177 |
34º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 410 | 61,01% | 672 |
35º | CHEVROLET SPIN | 384 | 20,18% | 1.903 |
36º | JEEP COMMANDER | 272 | 11,23% | 2.422 |
37º | CHEVROLET EQUINOX | 222 | 77,08% | 288 |
38º | RENAULT SANDERO | 215 | 16,03% | 1.341 |
39º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 213 | 57,41% | 371 |
40º | VW VIRTUS | 202 | 33,67% | 600 |
41º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 201 | 42,23% | 476 |
42º | MITSUBISHI PAJERO | 176 | 94,62% | 186 |
43º | AUDI Q3 | 163 | 76,53% | 213 |
44º | CITROËN C4 CACTUS | 154 | 15,34% | 1.004 |
45º | PEUGEOT 208 | 126 | 3,17% | 3.978 |
46º | TOYOTA RAV4 | 109 | 100,00% | 109 |
47º | PORSCHE CAYENNE | 108 | 100,00% | 108 |
48º | LAND ROVER DEFENDER | 105 | 94,59% | 111 |
49º | MERCEDES GLA | 104 | 100,00% | 104 |
50º | MERCEDES CLASSE C | 96 | 100,00% | 96 |
Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat Strada (4.273) chegou ao 6º mês no topo, mantendo pouco mais de 700 unidades de vantagem sobre a Toyota Hlux (3.558). A Fiat Toro (917), distante das líderes, viu cair ainda mais sua vantagem na disputa pelo 3º lugar, com a Ford Ranger (758) bem próxima. Em mês fraco, a Chevrolet S10 (214) foi apenas a 10ª colocada.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | NOV.22 (A) |
1º | FIAT STRADA | 4.273 | 46,24% | 9.240 |
2º | TOYOTA HILUX | 3.558 | 73,88% | 4.816 |
3º | FIAT TORO | 917 | 26,40% | 3.473 |
4º | FORD RANGER | 758 | 59,03% | 1.284 |
5º | MITSUBISHI L200 | 596 | 47,60% | 1.252 |
6º | NISSAN FRONTIER | 384 | 34,66% | 1.108 |
7º | FIAT FIORINO | 373 | 17,67% | 2.111 |
8º | RENAULT OROCH | 265 | 18,79% | 1.410 |
9º | KIA K2500 | 264 | 99,25% | 266 |
10º | CHEVROLET S10 | 214 | 15,24% | 1.404 |
11º | VW AMAROK | 187 | 24,16% | 774 |
12º | FORD TRANSIT | 163 | 59,49% | 274 |
13º | RENAULT MASTER | 153 | 20,24% | 756 |
14º | VW SAVEIRO | 140 | 4,71% | 2.975 |
15º | IVECO DAILY | 139 | 100,00% | 139 |
16º | CITROËN JUMPY | 130 | 77,84% | 167 |
17º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 | 110 | 100,00% | 110 |
18º | PEUGEOT EXPERT | 109 | 70,32% | 155 |
19º | VW / MAN EXPRESS | 86 | 76,79% | 112 |
20º | EFFA V21 | 75 | 100,00% | 75 |
21º | PEUGEOT PARTNER | 40 | 21,74% | 184 |
22º | EFFA V22 | 34 | 100,00% | 34 |
23º | FIAT SCUDO | 29 | 16,57% | 175 |
24º | FORD MAVERICK | 22 | 35,48% | 62 |
25º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 13 | 100,00% | 13 |
26º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 11 | 100,00% | 11 |
27º | IVECO DAILY 30-130 | 10 | 100,00% | 10 |
28º | JAC IEV750 | 9 | 100,00% | 9 |
29º | RAM 1500 | 7 | 3,93% | 178 |
30º | FIAT DUCATO | 6 | 75,00% | 8 |
31º | JEEP GLADIATOR | 5 | 62,50% | 8 |
32º | RAM 3500 | 5 | 1,64% | 304 |
33º | FORD F150 | 4 | 100,00% | 4 |
34º | FOTON AUMARK 1039 | 4 | 100,00% | 4 |
35º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 4 | 100,00% | 4 |
36º | JAC V260 | 4 | 100,00% | 4 |
37º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 4 | 100,00% | 4 |
38º | CITROËN JUMPER | 3 | 100,00% | 3 |
39º | BYD T3 | 2 | 100,00% | 2 |
40º | CHEVROLET SILVERADO | 2 | 100,00% | 2 |
41º | HYUNDAI HR | 2 | 66,67% | 3 |
42º | IVECO DAILY 35-150 | 2 | 100,00% | 2 |
43º | CHEVROLET MONTANA | 1 | 100,00% | 1 |
44º | EFFA K01 | 1 | 100,00% | 1 |
45º | FORD F75 | 1 | 100,00% | 1 |
46º | FORD PAMPA | 1 | 100,00% | 1 |
47º | FORD RANCHERO | 1 | 100,00% | 1 |
48º | KIA UK2500 | 1 | 100,00% | 1 |
49º | MERCEDES-BENZ EQV300 | 1 | 100,00% | 1 |
50º | TOYOTA TUNDRA | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave