Toyota bZ Compact SUV: prévia de crossover elétrico tem porte de RAV4

Protótipo integra família Beyond Zero, bZ, que contará com seis modelos totalmente elétricos até 2026

Toyota bZ Compact SUV Concept Toyota bZ Compact SUV Concept

Apresentado inicialmente em novembro, durante o Salão de Los Angeles, o Toyota bZ Compact SUV Concept acaba de ter novos detalhes revelados. Parte integrante da família Beyond Zero, que contará com seis modelos totalmente EVs até 2026, o protótipo chama atenção pelo design arrojado e chegará ao mercado em versão de produção com papel estratégico nos planos de eletrificação da marca.

Entre as novas informações divulgadas pela Toyota, destaque para as dimensões. Ao todo, o bZ Compact SUV Concept mede 4.538 milímetros de comprimento, 1.888 mm de largura (sem contar os espelhos retrovisores) e 1.560 mm de altura. Na prática, são medidas bem próximas do RAV4, considerado o equivalente a combustão do protótipo.

Visualmente, o destaque fica por conta identidade de design fiel aos demais modelos da família bZ, incluindo o SUV bZ4x, o sedã bZ3 e o recém revelado C-HR Prologue. Na dianteira, o estilo fortemente vincado e esculpido tem faróis recortados e assinatura luminosa em evidência (os LEDs ocupam tanto o capô quanto a parte frontal do para-choque com barra horizontal iluminada).

De perfil, o modelo revela teto preto contrastante com a carroceria em cinza, rodas grandes e bem raiadas e fortes vincos na altura das portas. Destaque ainda para as maçanetas dianteiras escamoteáveis (recurso que tem se tornado cada vez mais comum em lançamentos recentes) e traseiras camufladas na coluna. Na parte traseira, chama atenção o caimento diferenciado do teto, bem ao estilo cupê, e as lanternas horizontais ocupando toda a largura da carroceria.

No interior, a abordagem escolhida pela Toyota foi bastante minimalista. O volante é largo e octogonal, com o quadro de instrumentos posicionado logo à frente em tela totalmente digital. A tela do sistema de entretenimento é grande e fica logo ao lado, bem centro da cabine, abrigando na parte inferior alguns botões capacitivos.

Entre os recursos tecnológicos, destaque para o assistente de IA chamado Yui. Os ocupantes podem usar comandos de voz, e o sistema responde com pistas de iluminação de áudio e visual que se movem pela cabine. Detalhes mecânicos não foram revelados.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com