Não parece, mas o Toyota C-HR já foi lançado em 2016 e teve até especulações que viria ao Brasil, algo que acabou não se concretizando. Agora passados seis anos, a marca japonesa apresenta o C-HR Prologue, protótipo que traz um design ainda mais ousado e futurista para o SUV e que acaba também por dar pistas de como será a segunda geração do modelo.
O que podemos afirmar desde já é que o novo Toyota C-HR será tão ousado como o atual modelo, mas evidentemente inspirado pelos últimos lançamentos da marca como o Crown e última geração do Prius – que ganhou um dos desenhos mais acertados ao longo de sua história. A principal característica do conceito do novo C-HR são os detalhes em preto e os recortes, assim como o detalhe do teto em laranja. Mas como você deve imaginar, alguns pontos devem mudar ou serem “suavizados” quando o modelo final estrear.
A boa notícia é que, caso o novo C-HR siga o exemplo do Toyota Aygo, que mudou muito pouco da fase do conceito até a apresentação do produto final, ele deverá herdar muito do design do protótipo – e continuar sua trajetória com visual ousado. O conceito se destaca pelos faróis mais finos e recortados, enquanto a grade frontal é menor e traz uma forma que lembra uma “boca” na dianteira, sendo pintada de preto e recortada nas extremidades do para-choque. A lateral tem vincos que resultam numa forma de letra “Y” nas portas dianteira, enquanto a maçaneta da porta traseira parece escondida no canto das lanternas.
Na parte traseira, o SUV traz lanternas que vão da coluna traseira até a tampa do porta-malas, trazendo um desenho mais inteiriço na parte central – como vem sendo moda na indústria automotiva atual. Como é de praxe em modelos conceituais, algumas coisas irão mudar, como o para-choque traseira com um grande difusor pintado de laranja. As rodas atuais deverão ser substituídas por um jogo menor, enquanto as maçanetas ocultas deverão dar lugar a uma configuração tradicional. Os retrovisores de câmeras também devem sair para a chegada de espelhos convencionais. Esse recurso por enquanto continua sendo chamariz do Audi e-tron.
A Toyota não divulgou maiores detalhes do novo C-HR, mas a marca japonesa afirma que os balanços serão curtos, o que na prática deverá ampliar o espaço interno justamente porque o entre-eixos será um pouco alongado com essa mudança. É previsto que a tradicional versão híbrida de carregamento por regeneração de energia continue na gama, mas a Toyota também planeja uma configuração híbrida plug-in (recarregável na tomada) com baterias produzidas na Europa.
Assim como a primeira geração, o novo C-HR foi desenvolvido na ED², a sede europeia de desenvolvimento de design da Toyota localizada no sul da França. Ainda não foi revelada uma data oficial de lançamento, mas fontes revelam que o SUV de segunda geração é uma "visão de um carro que em breve chamará a atenção nas estradas de toda a Europa".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: lançamentos do Electric Days, Fiat Titano e mais
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
SUV do Corolla, Toyota C-HR 2024 estreia com versão híbrida plug-in
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Toyota C-HR ganha visual agressivo pelas mãos da divisão Gazoo Racing
ADX 2025 é um Honda ZR-V com motor 1.5 turbo e banho de loja da Acura
Toyota C-HR EV estreia como grande aposta elétrica da marca