A Volkswagen amplia a gama de versões do crossover T-Cross com o lançamento da nova versão de entrada 170 TSI equipada com câmbio manual. A configuração é produzida no Brasil, como as demais, mas está sendo lançada neste primeiro momento apenas na vizinha Argentina. A estratégia é a mesma já implementada com o Nivus, que também é vendido no mercado local nesta mesma configuração de acesso.
Como diz o próprio nome, a nova versão tem como principal diferencial a motorização com potência reduzida. A configuração mais branda do conhecido motor 1.0 TSI, por lá abastecido apenas com gasolina, entrega 95 cv de potência e cerca de 16,8 kgfm de torque a 1.500 rpm. O "170" faz referência ao torque em Nm, que neste caso é de 165 Nm. Por uma questão de marketing, os números foram arredondados.
Entre os principais equipamentos de série, destaque para rodas de liga leve de 16 polegadas, 6 airbags, freios ABS com EBD, controle de estabilidade e tração, faróis de neblina, painel Digital Cockpit de 8 polegadas, central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas e volante multifuncional revestido em couro.
Com a chegada da nova versão, a Volkswagen retira do catálogo o conhecido motor 1.6 16V aspirado de 110 cv, que ainda era oferecido em algumas configurações do SUV por lá. Dessa forma, o portfólio argentino do T-Cross passa a ser composto unicamente por motorizações turbo.
O preço do T-Cross 170 TSI é de 4.926.350 pesos, algo equivalente a R$ 154.809 numa conversão direta. O valor é considerado competitivo na comparação com as demais versões, uma vez que tira vantagem da política de impostos internos. Para efeito de comparação, a versão seguinte do catálogo, 200 TSI Comfortline AT, já custa 7.405.650 pesos (cerca de R$ 232.720).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Volkswagen T-Cross vende mais no Brasil do que China e Alemanha somadas
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Volkswagen T-Cross 2025 alcança 5 estrelas em segurança no Latin NCAP