A Ford se prepara para lançar a 1ª picape híbrida do Brasil. Lançada em fevereiro deste ano no nosso mercado, a Ford Maverick chegou na versão Lariat FX4 equipada motor 2.0 turbo. Sem dúvidas é um propulsor que garante bom desempenho e esportividade para picape. Nesta quarta-feira (30), a Ford mostrou pela primeira vez no país a Maverick Hybrid, durante inauguração do Ford Academy, no Senai Ipiranga, em São Paulo (SP).
A marca do oval azul também aproveitou para anunciar que o seu lançamento no Brasil será em breve, no primeiro trimestre de 2023. Se tudo seguir conforme o combinado, como já destaca, a Ford realmente terá a primeira picape híbrida do país. Enquanto a versão Lariat FX4 oferece o motor 2.0 turbo de 253 cv e 38,7 kgfm, a Maverick Hybrid utiliza um conjunto formado por um motor 2.5 a gasolina de 164 cv e 21,4 kgfm de torque unido a um motor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. Combinados, entregam 193 cv de potência. O câmbio é do tipo eCVT, sempre com tração dianteira – em vez da transmissão automática de 8 marchas e tração integral.
Ford Maverick Hybrid é mostrada no Brasil
Diferente do apelo esportivo da FX4, a aposta da nova Maverick Hybrid será no consumo. Para efeito de comparação, em nossos testes a versão 2.0 turbo fez 7,2 km/litro na cidade e 12,6 km/l na estrada. Já de acordo com dados divulgados pela EPA, Agência de Proteção Ambiental dos EUA, a média de consumo da Maverick Hybrid foi de 17,8 km/l na cidade e cerca de 14 km/l na estrada, enquanto o consumo combinado ficou em 15,7 km/l. Com esses números, a picape pode rodar até 805 km com um tanque por lá. Fica a expectativa para o consumo com gasolina brasileira, algo que descobriremos em 2023 nos testes do Motor1.com.
Conjunto híbrido entrega 193 cv de potência combinada
Não foram divulgadas quais versões serão oferecidas por aqui. Nesta primeira aparição da Maverick Hybrid, a Ford mostrou a versão Lariat, sem qualquer menção ao pacote FX4 presente no modelo 2.0 Turbo. Uma das diferenças, por exemplo, está nas rodas de liga-leve de 18 polegadas caçadas com pneus 225/60 R18. A versão 2.0 Turbo Lariat FX4 usa pneus mistos 225/65 com rodas aro 17. Além disso, a unidade exibida não contava com ganchos de reboque na dianteira.
Atributos da Maverick Hybrid destacados pela Ford
Curiosamente, na apresentação da picape a Ford afirmou que a unidade tem suspensão independente, sem especificar se está falando do eixo traseiro ou dianteiro. Vale lembrar que nos EUA a variante híbrida tem especificação diferente: não tem opção de tração integral e troca a suspensão traseira multi-link (mais sofisticada) pelo tradicional eixo de torção - mais simples e barato. Fica a dúvida se a Ford vai montar um pacote específico para o mercado brasileiro.
Painel da Ford Maverick Hybrid
Por outro lado, a Ford do Brasil destaca vantagens como freio regenerativo (que contribui para a eficiência energética das baterias principalmente em percurso urbano), desconto de IPVA em alguns estados e, na cidade de São Paulo e livre circulação mesmo em dias de rodízio - benefícios concedidos para veículos eletrificados.
Entre os equipamentos, a Ford destaca que a Maverick híbrida no Brasil terá central multimídia com tela de 8 polegadas, 7 airbags, freios a disco nas quatro rodas, rodas de liga-leve de 18 polegadas e Ford Pass Connect. Deverá somar ainda faróis full-LED, alerta de colisão com frenagem automática, painel de instrumentos com tela de 6,5 polegadas, chave presencial, partida por botão, Android Auto e Apple CarPlay e vidro traseiro elétrico na caçamba entre os principais itens.
Cabine da Ford Maverick Hybrid
Preços e detalhes sobre equipamentos serão revelados somente no lançamento da picape, confirmada para 2023. O que podemos adiantar é que, por conta da menor taxação de veículos eletrificados no Brasil, espere a Maverick Hybrid com preço abaixo dos R$ 240.490 cobrados atualmente pela Maverick Lariat FX4 2.0 turbo.
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