Até a Ferrari decidiu participar do projeto Vision Gran Turismo, criando um modelo totalmente virtual e fictício que será visto apenas no game para PlayStation 4 e 5. Com um estilo retro-futurista, que remete aos esportivos da marca das décadas de 1960 e 1970, mais especificamente a 330 P3 e 512 S, a Ferrari VGT é uma máquina com apenas um assento e uma cabine fechada. Estará disponível no Gran Turismo 7 a partir de dezembro.

Embora tenha inspiração no passado da Ferrari, o Vision Gran Turismo também olha para o futuro, como podemos ver na traseira, que traz um design que lembra o 499P, modelo que irá disputar o World Endurance Championship (WEC) do ano que vem. A Ferrari desenvolveu o VGT com arcos de rodas ventilados e uma nova técnica de aerodinâmica com dois canais laterais direcionando o ar em volta do cockpit e acima dos pods laterais.

Como é um carro virtual, a Ferrari poderia adotar algumas liberdades e usar até um motor que não existe – como a GM fez com o Chevrolet Chaparral 2X, que tinha um motor laser. Ao invés disso, o pessoal da Maranello resolveu ser mais conservador e usou o mesmo 3.0 V6 biturbo da 296 GTB / GTS, que também será usado pelo 499P de corrida. Ainda assim, a fabricante italiana resolveu levar o propulsor ao limite, gerando 1.030 cv a 9.000 rpm e 91,8 kgfm de torque a 5.500 rpm.

Combinado a uma transmissão de dupla embreagem e 8 marchas vindo da Fórmula 1, o motor a combustão trabalha junto com três propulsores elétricos, um montado na traseira e dois nas rodas dianteiras. A parte elétrica deste conjunto híbrido entrega mais 326 cv em um conceito que tem um torque combinado na traseira de 112,2 kgfm. Apesar da motorização complicada, o Ferrari VGT é apenas um pouco mais pesado do que um Mazda MX-5, pesando 1.250 kg distribuídos com 43,5% na frente e 56,5% na traseira.

Ferrari Vision Gran Turismo

A Ferrari afirma que o Vision Gran Turismo acelera de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos e chega a 200 km/h em menos de 5 segundos. Acelerando ao máximo, o carro de corrida virtual passará de 350 km/h. A fabricante italiana até divulgou um tempo de volta hipotético na pista de testes de Fiorano, completando o circuito em 1 minuto e 10 segundos.

Apresentado no início das finais do campeonato Gran Turismo World, em Monte Carlo (Mônaco), o Ferrari Vision Gran Turismo será lançado no Gran Turismo 7 no dia 23 de dezembro. Porém, há uma chance de conseguir o esportivo antes. Quem acessar o jogo nos próximos dias pode fazer uma aposta de quem irá vencer a disputa e, se acertar, receberá as chaves virtuais no dia 15 de dezembro. É a mesma data em que a Ferrari irá mostrar um modelo em escala real em seu museu em Maranello, onde será exibido até março de 2023.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com