A Ferrari está em uma transição para uma nova era, acompanhando a mudança na indústria para a eletrificação. Benedetto Vigna, CEO da marca, está guiando a empresa para a eletrificação, com mais modelos híbridos enquanto prepara-se para lançar o seu primeiro esportivo totalmente elétrico em 2025.

Em uma longa entrevista para a revista Top Gear, Vigna falou um pouco sobre o plano de eletrificação da Ferrari. O executivo explica que o primeiro elétrico da empresa será "uma Ferrari verdadeira e única", sem dar mais detalhes de como exatamente veremos o DNA da marca no veículo.

Galeria: Ferrari SF90 Stradale - Avaliação

O que ouvímos até agora sobre o modelo é bem empolgante. Em julho, Vigna garantiu aos entusiastas que o peso extra vindo das baterias do carro elétrico não irá atrapallhar a dinâmica, dizendo à CNBC que a fabricante conseguiria contornar esta situação, porém sem explicar como. Na revista à Top Gear, o executivo destacou que o trabalho da Ferrari é combinar tradição com inovação, adicionando: "Nós estamos trabalhando muito para manter a alma da máquina", aproveitando os anos de experiência.

No começo do ano, uma patente revelou uma ideia da Ferrari para um esportivo elétrico ou híbrido. Os documentos mostram um design que usa vários conjuntos de bateria, com um bem fino embaixo do assoalho e outro maior na traseira, atrás dos bancos. Não foi a única patente que a Ferrari registrou, com uma outra mostrando um carro com uma configuração com quatro motores.

Vigna traz uma perspectiva única à Ferrari. Ele trabalhou na STMicroelectronics, liderando o seu grupo de sistemas micro-eletromecânicos, analógicos e sensores. Quando a Ferrari anunciou que ele seria o novo CEO da marca, a fabricante apontou que seu conhecimento de "tecnologias" que estão mudando a indústria automotiva iria ajudar a fortalecer a empresa.

O lançamento do elétrico em 2025 será apenas uma parte do plano de eletrificação da Ferrari. A fabricante quer que carros totalmente elétricos sejam 40% de seu portfólio até 2030, enquanto os modelos com motores a combustão serão somente 20%. Os híbridos preencherão os 40% restantes e a Ferrari já está próxima de atingir esta meta, com o 296 GTB e SF90 Stradale na linha.

Enquanto o último modelo da Ferrari, o "SUV que não é SUV" Purosangue, tem um motor V12 aspirado sem eletrificação, a fabricante desenvolveu o carro para que possa receber uma motorização híbrida no futuro - há rumores de que contará com uma opção híbrida plug-in no futuro. A Ferrari lançará mais 14 modelos até 2026, incluindo um novo hipercarro.


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