À venda no mercado internacional desde 2017, a atual geração do BMW Série 5 já caminha para se aposentar e passar o bastão para linhagem sucessora. O novo modelo, conhecido internamente pelo código G90, está em fase avançada de desenvolvimento e roda em testes com carroceria final pouco meses antes do lançamento. O design, aos poucos, começa a aparecer sob a camuflagem e abre caminho para elaboração de projeções, como esta que abre a matéria.
Desde já, os fãs mais puristas do modelo podem respirar aliviados pois a identidade de design adotada pela BMW não será a mesma do Série 7 ou do recém-apresentado SUV XM. Ao contrário destes, de desenho exótico e bastante ousado, o Série 5 evoluirá sobre o estilo atual e dispensará qualquer tipo de ruptura estética. As linhas naturalmente ficarão mais dinâmicas e arrojadas, mas sem fugir do tradicional e esperado historicamente para o modelo.
Na dianteira, a grade dupla horizontal em formato de rim será ligeiramente ampliada na comparação com a geração atual, mas sem exageros ou abusos. No geral, a peça ficará mais elaborada e deverá se aproximar do estilo do reestilizado Série 3. Já nos acabamentos M Sports, haverá dose extra de esportividade com rodas maiores, sistema de freios M, suspensão rebaixada e detalhes pintados em preto brilhante.
O design do sedã também vai influenciar o estilo da carroceria Touring, que voltará ao portfólio nesta nova geração e desde já vem sendo bastante aguardada como rival da Audi RS6 Avant.
Na mecânica, o destaque ficará por conta da plataforma CLAR, que oferecerá suporte para versões híbridas, gasolina e diesel (também com seis cilindros). Na versão M5 (que também virá na carroceria Touring) marcará presença o motor V8 4.4 biturbo eletrificado já visto no XM, com potência na casa dos 750 cv. Já o híbrido M560e, com motor 3.0 de 6 cilindros, entregará entre 550 cv e 600 cv. Finalmente, o i5 elétrico estará disponível em várias configurações com até 600 cv.
A apresentação do novo Série 5 deverá acontecer nos primeiros meses de 2023, começando pelos principais mercados da Europa.
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