Um dos carros que mudou a história da marca no Brasil, o Jeep Compass comemora o marco de 400 mil unidades produzidas desde 2016 em Goiana (PE). Desde que foi lançado, o SUV médio tem dominado a sua categoria e chegou até a ser o utilitário mais vendido do pais em 2017 e 2018. Além de abastecer o nosso mercado, o modelo é exportado para 16 países da América Latina. Lembrando que o híbrido plug-in Compass 4xe é o único que não é nacional, vindo importado da Itália.

O Jeep Compass foi o terceiro carro a ser produzido em Goiana e o segundo da marca, iniciando a produção em 2016 após o Renegade e a picape Fiat Toro. Foi tão importante que inclusive fez sua estreia mundial aqui no Brasil, pouco depois estreando na Europa e nos Estados Unidos – curiosamente, a apresentação deveria ter acontecido no Salão de Nova York, porém o plano foi cancelado.

Assim como a Toro e o Renegade, utiliza a plataforma Small Wide, a única arquitetura produzida no complexo, em uma versão de entre-eixos alongado. Surpreendeu no lançamento, por ter um preço inicial de R$ 99.990, o que o tornava muito competitivo em um segmento onde a maioria das ofertas eram importadas, com exceção do Mitsubishi ASX e Hyundai ix35.

Não levou muito tempo para conquistar os brasileiros. Em 2017, seu primeiro ano completo de vendas, tornou-se o SUV mais vendido do Brasil, mantendo o desempenho em 2018. Além de ser mais barato por ser feito aqui, oferecia versões com tração 4x4 e motor 2.0 turbodiesel, dois atributos que não apareciam na concorrência. E, ao contrário do que aconteceu com o Renegade, manteve a motorização diesel após a reestilização. Este ano, recebeu uma versão híbrida plug-in chamada Compass 4xe, importada de Melfi (Itália).

Jeep Compass S 4xe

Apesar de ter novos rivais, como Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, o Jeep Compass segue liderando a categoria com folga. Está caminhando para o fim desta geração e já surgem informações sobre o próximo Compass. A expectativa é que seja apresentado no final de 2023, com uma nova plataforma chamad STLA Medium e com uma variante 100% elétrica para o mercado europeu – a Stellantis proemte vender só elétricos no Velho Continente após 2030.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com