Considerado um dos lançamentos mais aguardados do calendário de novidades da Volkswagen para 2023, o Tiguan de nova geração segue em ritmo acelerado de desenvolvimento. Prova disso são as imagens deste flagra, que mais uma vez revelam protótipos rodando em testes com carroceria definitiva e detalhes do design à mostra. Em particular, o modelo aparece dessa vez sendo escoltado por um exemplar do Touareg em versão R (a mais poderosa da gama).

Apesar da camuflagem estratégica usada (a Volkswagen disfarça bem os adesivos para confundir o formato de algumas peças), é possível notar que o Tiguan de nova geração beberá na fonte da nova linguagem estética da marca. No geral, o modelo buscará inspiração nos recém-lançados elétricos da linha ID e deixará de lado a atual pegada geométrica (com predominância de linhas retas e superfícies planas) para adotar estilo bem mais dinâmico e arrojado.

Galeria: Volkswagen Tiguan 2024 - Novo flagra

Na dianteira, o destaque ficará por conta dos faróis mais alongados na horizontal e equipados com LEDs de última geração, além de integrados à grade iluminada. Nas laterais, ficarão evidentes os novos vincos e linha de cintura alta, além das rodas com desenho bastante chamativo. Na traseira, as imagens adiantam que as lanternas serão interligadas no padrão dos lançamentos mais recentes da marca e também serão compostas por LEDs.

Do ponto de vista mecânico, é certo que será adotada a versão mais recente de plataforma modular MQB. Assim como hoje, a gama de motores será composta por opções a gasolina e turbodiesel, além de opções híbridas para alguns mercados. Provavelmente, será última geração do Tiguan com propulsores tradicionais. A partir da próxima década, tudo indica que o modelo migrará totalmente para eletrificação.

Novo Volkswagen Tiguan 2024 - Projeção

Novo Volkswagen Tiguan 2024 - Projeção

Além disso, o Tiguan seguirá oferecido nas carrocerias tradicional e alongada Allspace. A primeira será direcionada aos países da Europa, com design ligeiramente mais esportivo e espaço para 5 passageiros. Já a segunda atenderá América do Norte, Brasil e China, com pegada mais familiar e capacidade para acomodar até 7 passageiros.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com