O Porsche 911 é um esportivo agradável de usar no dia a dia, mas agora a marca alemã foi mais longe. O 911 Dakar é a versão do esportivo pronta para o uso fora-de-estrada, com suspensão elevada, pneus de uso misto e mais capacidade que muito SUV que vemos pelas ruas. Mas não é algo inédito.
O Porsche 911 Dakar é uma homenagem ao Porsche que venceu o Paris-Dakar em 1984, inclusive pela temática aplicada nesse carro das fotos, em azul e branco, um pacote opcional chamado Rallye Design Package. Na geração 992, o que mais chama a atenção é a altura livre do solo, 50 mm mais alta que um Carrera com suspensão esportiva, além de um lift que adiciona mais 30 mm, dando ao 911 capacidade fora-de-estrada maior que de muitos SUVs.
Mas isso tudo é para andar devagar? Negativo. O 911 Dakar teve uma suspensão totalmente calibrada para este uso, assim como o sistema de tração integral e o motor. Esses 30 mm extras estão disponíveis até os 170 km/h, uma velocidade curiosa de se atingir na terra. Depois disso, ele volta ao patamar dos 50 mm extras em relação a um 911 Carrera, que já é algo considerável. Calçando, pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus em medidas 245/45 R19 na dianteira e 295/40 R20 na traseira. São pneus especiais, reforçados, e que opcionalmente podem ser substituídos por Pirelli PZero.
A proposta fora-de-estrada é acompanhada por um motor com potência suficiente para ir além. O 911 Dakar usa o motor do 911 GTS, o 3.0 boxer biturbo de 480 cv e 58,1 kgfm de torque. Segundo a marca, chega ao 100 km/h em 3,4 segundos com velocidade máxima limitada a "apenas" 240 km/h. A transmissão é de 8 marchas, PDK, com sistema de tração integral, acompanhado por eixo traseiro direcional, componentes do 911 GT3 e barras estabilizadoras ativas. Foram adicionados dois modos de condução: Rallye e Off-Road, com a maior altura do solo, além de um controle de largada específico para este tipo de piso.
Visualmente, o 911 Dakar carrega um aerofólio fixo e dianteira com entradas de ar em um capô feito também em material leve, vindo do GT3. Pontos de reboque em vermelho e protetores em inox estão na dianteira, traseira e lateral, assim como entradas de ar redesenhadas. No teto, até uma tomada 12V para ligar luzes extras e um opcional rack com capacidade de até 42 kg. Até uma tenda pode ser comprada a parte. Por dentro, bancos concha e sem os bancos traseiros e componentes mais leves reduzem o peso do Dakar, o deixando com 1.605 kg, apenas 10 kg mais pesado que um Carrera. Gaiola e cintos de 6 pontos são opcionais com o pacote Rallye Sport.
Este novo Porsche 911 Dakar será limitado a 2.500 unidades e algumas chegarão ao Brasil, sem preço definido até o momento. Um relógio exclusivo é opcional, assim como a pintura especial e a possibilidade de escolher um número entre 0 e 999 para as portas. E isso será único.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche 911 manual voltará ao Brasil na versão Carrera T 992.2
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Aos 25 anos, Porsche 911 GT3 2025 chega mais potente e caro
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Porsche 911 Turbo celebra 50 anos com série especial e numerada