A McLaren surpreendeu e apresentou um novo modelo durante o Monterey Car Week. O inédito Solus GT é a versão real do McLaren Vistion Gran Turismo, especialmente criado para o game para PlayStation 4 e 5. Terá somente 25 unidades produzidas, todas elas já adquiridas por mais de 3 milhões de libras (R$ 18.228.435) e com entregas previstas para 2023.

O Solus tem um motor 5.2 V10 aspirado que gera 842 cv e 66,3 kgfm. Ele acelera até 10.000 rpm e um elemento estrutural do chassis. Pelos planos da McLaren, o esportivo deverá ir de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e com uma velocidade máxima acima de 320 km/h.

Galeria: McLaren Solus

O modelo usa uma transmissão sequencial de 7 marchas com uma caixa de mistura alumínio e paineis de magnésio. A suspensão traseira é montada junto com a transmissão.

O Solus GT pesa menos de 1.000 kg, mas sua carroceria é capaz de gerar mais de 1.200 kg de downforce. Para chegar a este valor, recebeu um cuidado muito grande na aerodinâmica, usando um enorme splitter dianteiro, assoalho com túneis venturi e uma asa traseira fixa. A suspensão usa uma construção duplo A nos dois eixos. A carroceria na parte dianteira deixa expostos os amortecedores pushrod, também usados na traseira.

O Solus tem espaço para somente uma pessoa e a escotilha desliza para frente para deixar o motorista entrar, pois não tem nenhuma porta. O assento é fixo e feito sob medida para o dono do carro. Como os monopostos de corrida, o esportivo tem um volante de fibra de carbono com todos os controles concetrados ali, inclusive uma tela que funciona como painel de instrumentos. Tem algumas peças de titânio feitas com impressão 3D, algo inédito para a McLaren.

OS 25 sortudos que compraram o Solus GT receberão uma experiência completa de corrida que inclui um programa de treinamento com um dos pilotos da marca, um macacão de corrida homologado pela FIA, capacete e um HANS feito sob medida.

O Solus atualmente está em desenvolvimento, sendo testado na pista. Os clientes terão acesso aos protótipos, inclusive podendo guiá-los para dar sua opinião sobre a evolução do veículo. Quando o processo estiver completo, os compradores terão acesso a eventos especiais em circuitos. E ainda receberão um kit de viagem com ferramentas, macacos, rádios e mais itens para ajudar no track day e no transporte do esportivo.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com