Em meados do próximo ano, a Ford lançará a nova geração da Ranger fabricada no distrito de Tigre, em Buenos Aires, na Argentina. Chamado de Projeto P703, a nova picape vai substituir completamente a atual Ranger, que está presente no mercado desde julho de 2012. Trata-se de um investimento de 580 milhões de dólares que permitiu transformar quase que totalmente a histórica fábrica de Pacheco.
Até então tínhamos visto a nova Ford Ranger na Argentina mais camuflada e rodando em testes na neve, fora as fotos da picape nos mercados em que já foi apresentada. No entanto, as imagens das primeiras unidades pré-série da nova Ranger feita na Argentina estavam cobertas por uma camuflagem mais pesada, mas isso mudou, já que a picape foi vista neste final de semana sem muitos disfarces.
As fotos foram feitas por Kaf, que fotografou algumas unidades da nova Ranger rodando na rodovia Panamericana, perto da cidade de Escobar, próximo de Buenos Aires, na Argentina. Como pode ser notados nas imagens, as picapes perderam toda a camuflagem e agora somente os emblemas estão escondidos. Isto confirma que a nova Ranger 2023 produzida em Pacheco será praticamente idêntica a Ranger já fabricada na Tailândia e na África do Sul. Vale dizer que a nova geração tem distâncias é mais larga, tem uma distância entre eixos mais longa e um carroceria com linhas mais quadradas e robustas.
A Ford já confirmou que a nova Ranger argentina será acompanhada na gama pela nova Ranger Raptor, que será importada da Tailândia. A produção da Ranger Raptor já começou no país asiático e a Ford Argentina ainda não definiu se esta versão será oferecida no mercado argentino antes, de forma simultânea, ou após o lançamento da nova geração da Ranger feita localmente.
Em relação aos motores disponíveis para a nova picape da marca do oval azul, sabe-se que os atuais motores Puma (2.2 e 3.2 turbodiesel) não serão mais oferecidos, pois não cumprem com as normas de emissões do Proconve L7 do Brasil, que é o principal destino das picapes que serão feitas na fábrica de Pacheco. Esse cenário abre a possibilidade de uma nova geração de motores 2.0 turbodiesel, 2.0 biturbodiesel e V6 3.0 turbodiesel.
Sabe-se também que a fábrica da Ford na Argentina está negociando com a matriz uma série de investimentos que, caso se concretizem, poderão permitir a produção desses novos motores na Argentina, bem como a possibilidade de trazer a segunda geração do Everest, o SUV da Ranger, para ser feito também no mesmo complexo fabril. Assim, o novo utilitário com base de chassi seria mais um concorrente num segmento dominado por Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer.
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