Passamos por mais uma semana movimentada e cheia de novidades para o setor automotivo nacional. Entre os lançamentos, o CAOA Chery Arrizo 6 Pro Hybrid começou a ser vendido, enquanto a Peugeot apresentou o e-2008 para o mercado brasileiro e o Volvo EX90 fez sua estreia Global com cobertura in loco do Motor1.com Brasil.
Além disso, comprovamos o momento de transição que a Volkswagen do Brasil está passando. Primeiro, a marca mostrou oficialmente os detalhes do Gol Last Edition, que encerrará a carreira de 42 anos do carro por aqui. Também vimos como será o Polo Track, carro que deve ser o novo modelo de entrada da marca.
Uma das promessas da CAOA Chery em seu esforço de eletrificação da linha, o Arrizo 6 Pro Hybrid teve sua comercialização iniciada no mercado brasileiro. O sedã médio começou a ser vendido com preços partindo de R$ 159.990. A principal novidade está na motorização, adotando um gerador no lugar do alternador, combinado a uma bateria de 48V.
O gerador entrega mais 10 cv e 4,1 kgfm nas acelerações, mas por um breve momento, por usar uma bateria de pouca capacidade. No total, o motor 1.5 turbo com este sistema entrega 160 cv e 25,5 kgfm, trabalhando com um câmbio automático CVT de 9 marchas simuladas. Vale lembrar que, apesar de classificado oficialmente como híbrido, o sistema do Arrizo 6 é mais corretamente identificado como híbrido-leve, pois o sistema elétrico apenas ajuda o motor a combustão e não movimenta o carro sozinho.
Após 42 anos de mercado, o Volkswagen Gol sairá de linha. A marca anunciou a série especial Last Edition para marca a aposentadoria do veterano. Entre as novidades, o carro receberá apliques laterais, faixas alusivas à versão e diversos detalhes pintados de preto. A pintura, similar ao Vermelho Sunset de modelos maiores da empresa.
Um detalhe interessante é o emblema Last Edition na coluna C, que traz um design inspirado na famosa roda "orbital" que fez sucesso na primeira geração do Gol, especialmente nas versões esportivas. Por dentro, o Gol Last Edition receberá bancos especiais, acabamentos exclusivos e aparentemente novos grafismos.
O motor será o mesmo 1.0 aspirado de três cilindros entregando até 84 cv de potência e o câmbio será sempre manual de 5 marchas. A Volkswagen ainda não divulgou o preço do Gol Last Edition. A empresa se limitou a dizer apenas que produzirá somente 1.000 unidades da série especial para todo o Brasil.
Para substituir o Gol, a Volkswagen utilizará o Polo em versão mais simplificada que a linha 2023 mostrada recentemente. Daí o nome Track para diferenciar o novo carro de entrada da marca dos demais Polo em linha. A novidade terá preços partindo de R$ 79.990, fazendo dele uma opção um pouco mais cara que rivais como Fiat Argo (R$ 75.690) e Hyundai HB20 (R$ 77.790.
Visualmente, as diferenças do Polo Track são pequenas em relação ao Polo 2023 já lançado. Os faróis são os do Polo antigo, enquanto a novidade recebe para-choques e grade exclusivos, mantendo a lanterna traseira transparente. O tampão traseiro trará apenas a inscrição "Track" no lugar de "Polo". Por dentro, é praticamente o mesmo carro, com algumas alterações para disfarçar a ausência de alguns equipamentos.
Ele virá de série com 4 airbags, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa. Mas rádio Bluetooth, por exemplo, será um dos opcionais pagos a parte. As rodas ainda são de 15 polegadas, mas com calotas. A motorização será a mesma do Gol: 1.0 aspirado, tricilíndrico e entregando até 84 cv de potência. O câmbio será sempre manual de 5 marchas. O Polo Track será fabricado em Taubaté (SP), ocupando o espaço deixado pelo Gol.
Também apostando na eletrificação, a Peugeot apresentou no Brasil o e-2008, a versão elétrica da nova geração do SUV que, até agora, não era oferecida por aqui. O modelo chega custando R$ 259.990, R$ 40 mil a mais que o e-208, hatch já oferecido por aqui e que lhe empresta o conjunto motriz.
Com isso, o novo Peugeot e-2008 traz um motor elétrico no eixo dianteiro capaz de entregar 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque. O suficiente para que o carro acelere de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Com um conjunto de baterias de 50 kWh de capacidade, a Peugeot promete uma autonomia de 345 km.
O Motor1.com Brasil foi até a Suécia, terra da Volvo, conhecer de perto o novo EX90. O SUV elétrico de luxo com capacidade para até 7 passageiros deve desembarcar no Brasil em 2024 e fazer frente para modelos como o BMW iX. O EX90 é o primeiro carro da marca a utilizar a plataforma SPA2, que deve ser a base de todos os próximos lançamentos da Volvo.
A marca fala em "o carro mais seguro que a Volvo já construiu" e que o EX90 é "um computador altamente avançado sobre rodas", tendo recorrido à Qualcomm para usar processadores da linha Snapdragon para dar suporte a todos os sistemas eletrônicos que o carro tem à disposições. E se você quer ver tudo que o EX90 consegue fazer, já temos um texto bem extenso detalhando o carro.
Indo para a parte mais prática, o que sabemos até agora é que o novo SUV da Volvo terá baterias com 111 kWh de capacidade, o que seria suficiente para uma autonomia de até 600 km de autonomia. Na configuração mais potente, entregará 517 cv e 92,8 kgfm de torque instantâneo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Uma visita guiada ao Carde, museu de automóveis e arte em Campos do Jordão
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Semana Motor1.com: Flagras do Onix e Taos, Ioniq 5 e mais
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
"Um Golf será sempre um Golf, agora ou daqui a 20 anos", diz designer
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores