Apesar da chegada do EX90 em 2024, o Volvo XC90 seguirá globalmente no mercado. Em maio, a Volvo apresentou no Brasil seu maior SUV com o conjunto híbrido atualizado, com novo motor 2.0 turbo, baterias maiores e maior autonomia quando no modo elétrico. Porém, diferente do XC60, o XC90 não tinha agregado o novo sistema multimídia by Google nem a nova interface do painel de instrumentos digital.
A linha 2023 do XC90, que está chegando agora aos concessionários, possui a atualização de conectividade. O painel de instrumentos recebe o layout que conhecemos nos elétricos XC40 e C40 e já está no XC60. Ao centro, o sistema multimídia recebe o software desenvolvido pela Google em parceria com a Volvo e, além de um sistema independente do smartphone, possui o Apple CarPlay com fios. No restante, segue com o mesmo pacote, inclusive de assistentes de condução com alerta de colisão com frenagem automática, piloto automático adaptativo e assistente de faixas.
Os preços do Volvo XC90 2023 são de R$ 519.950 (Plus) e R$ 563.950 (Ultimate), as únicas duas versões sempre híbridas plug-in e com 7 lugares, ficando a diferença para alguns acabamentos e equipamentos.
Por enquanto, esta é a novidade no Volvo XC90. O SUV de 7 lugares, segundo executivos da Volvo global, ainda terá algumas atualizações como um híbrido e ficará ao lado do EX90, 100% elétrico, por um bom tempo. Estilo, conectividade e tecnologias serão os focos na atualização, mas que deverá manter a plataforma SPA, já que a SPA2 é apenas para modelos elétricos. Era esperado que o SUV elétrico fizesse a substituição, mas o XC90 é um produto importante para o volume da Volvo ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volvo XC90 2025 é revelado com alterações no visual e de tecnologia
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Volvo XC90 terá reestilização revelada em 4 de setembro
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volvo encerra produção de carros a diesel para sempre; XC90 foi o último