Divisão focada na preparação e desenvolvimento de modelos esportivos, a Abarth terá papel fundamental nesta nova fase de eletrificação do grupo Stellantis. A marca está presente no Brasil através dos modelos Pulse Abarth e Fastback Abarth, movidos a combustão, mas prepara no mercado internacional o lançamento do aguardado Abarth 500 EV, que será puramente elétrico. A estreia já está marcada e acontecerá no próximo dia 22.
O modelo tomará como base Fiat 500e, vendido no Brasil e na Europa, e receberá diversas modificações estéticas e mecânicas para fazer jus ao propósito esportivo da marca. Nesse sentido, flagras e imagens vazadas já adiantaram que o pequeno esportivo terá dianteira exclusiva com a grafia "Abarth" gravada em destaque, com o tradicional logo do escorpião posicionado logo acima.
Além disso, haverá para-choques exclusivos, apêndices aerodinâmicos próprios, rodas com desenho inédito e adesivos específicos para identificar a versão. A paleta de cores também será modificada e terá opções mais chamativas e alinhadas com a proposta esportiva. A mesma receita será aplicada no interior, com painel equipado com novas texturas, revestimentos e logotipos próprios com o símbolo do escorpião.
Mecanicamente, a equipe de engenharia trabalha em modificações importantes, desde freios mais eficientes, ajuste de suspensão mais firme, otimizações na dirigibilidade e comportamento dinâmico do chassi. A novidade mais importante, obviamente, será a motorização, que será baseada na versão com conjunto de baterias de 42 kWh.
Dados de potência ainda são desconhecidos, mas é certo que devem superar os 118 cv e torque instantâneo de 22,4 kgfm do 500e tradicional. Atualmente, os dados de performance indicam 0 a 100 km/h em 9 segundos (nada mal para hatch deste porte) e máxima limitada de 150 km/h. Há preocupação, porém, com a questão do peso, que deve passar facilmente dos 1.400 kg por conta das baterias mais potentes.
O lançamento acontecerá primeiro na Europa e América do Norte, mas a boa notícia é que o Abarth 500 EV 2023 será vendido também no Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Abarth 595 completa 60 anos e mostra como 27 cv eram bem divertidos
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Fiat Pulse Abarth realiza testes finais sem camuflagem; veja flagra
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo 500 Abarth elétrico é flagrado em testes e chegará o Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Motor1.com Podcast #163: A volta da Abarth, Kombi elétrica e mais