Apresentada em mercados da Ásia no último mês de agosto, a nova geração do Toyota Yaris Sedan não demorou para ganhar alcance comercial internacional. Prova disso é o lançamento do modelo nesta semana em mercados da América Latina, começando pelo Peru. Por lá, o três-volumes desembarca importado da Indonésia e está disponível em duas versões de acabamento, sempre com motor 1.3 aspirado de 94 cv.
Nesta nova geração, o Yaris Sedan trocou de plataforma e passou a adotar a arquitetura Daihatsu New Global Architecture (DNGA), uma variante mais acessível da TNGA da Toyota. A mudança trouxe ganhos importantes em dinâmica de condução e dirigibilidade, além de proporcionar otimização da oferta de espaço. Ao todo, são 4.425 mm de comprimento (+ 5mm), 1.740 mm de largura (+ 10 mm), 1.480 mm de altura (+5 mm) e 2.620 mm de entre-eixos (+ 70 mm).
No visual, destaque para a inspiração em sedãs maiores, como Corolla e Camry. Na dianteira, o para-choque tem ampla abertura inferior e os faróis são bem integrados ao desenho da grade. Nas laterais, vincos na altura das maçanetas percorrem toda a carroceria. Na traseira, as lanternas são horizontalizadas, com formato pontiagudo e interligadas por barra que atravessará toda a tampa do porta-malas.
No Peru, todas as versões oferecem de série 6 airbags, freios ABS com EBD, assistência de frenagem, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, volante multifuncional e duas entradas USB traseiras. Completam o pacote faróis e lanternas em LED, ar-condicionado, acesso sem chave, câmera de ré, modo Eco de condução, entre outros.
Sob o capô, o motor 1.3 aspirado movido a gasolina desenvolve 94 cv e pode ser associado a um câmbio manual de 5 marchas ou automático CVT de 7 marchas simuladas. Os preços começam em 69.160 soles, cerca de R$ 88.233 numa conversão direta.
Por aqui, o lançamento do novo Yaris Sedan é aguardado e contemplará produção local, como acontece hoje. Executivos consultados por Motor1.com reforçaram a importância do modelo no nosso mercado, além da estratégia como opção no segmento de sedãs abaixo do Corolla. Na prática, três-volumes seguirá como um dos principais rivais do Honda City por aqui.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Toyota Yaris Sedan alcança nota máxima em teste de segurança
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Novo Toyota Yaris ganhará versão híbrida na Ásia; e no Brasil?
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Depois da Argentina, novo Toyota Yaris Sedan 2024 é registrado no Brasil
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Semana Motor1.com: Adeus a Ken Block, Hilux mais difícil de capotar e mais