Muitas pessoas levantaram as sobrancelhas quando o Grupo VW decidiu fazer do Cupra uma marca autônoma separada da Seat em 2018. No entanto, a recém-chegada marca evolui à medida que as vendas estão crescendo e deve ser impulsionada por mais produtos em desenvolvimento. Mas o que dizer da tradicional marca espanhola? Sob o guarda-chuva da VW desde 1990, parece que a Sociedad Española de Automóviles de Turismo enfrenta um futuro incerto.
Em uma entrevista à Autocar, o presidente da Seat e CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, disse que "não estamos matando a Seat". Só precisamos decidir seu futuro". Ele continuou dizendo que a problemática fabricante de automóveis - que viu suas vendas despencarem 45% na Europa em julho e 42% em agosto em comparação com os mesmos meses do ano passado - "está bem até 2028 ou 2029". Mas como voce pode perceber, o futuro da marca espanhola não está claro e fica indefinido o que acontecerá depois disso.
Seat Arona
Schäfer disse à revista britânica que a SEAT poderia ser transformada em uma marca de mobilidade na mesma linha da recém-criada sub-marca Mobilize da Renault. Seguir este caminho permitiria ao Grupo VW evitar uma sobreposição entre as marcas SEAT e Skoda, que canibalizaram as vendas em certa medida ao longo dos anos.
Enquanto isso, o diretor da SEAT vê a empresa como "uma marca de volume básico para jovens clientes", o que nos faz pensar na Dacia da Renault, mas com uma sensação mais sofisticada. Ele especificou que ela atende ao mercado europeu e permanece particularmente popular na Espanha, mas também no Reino Unido e na Áustria. Quanto a marca Cupra, Schäfer disse à Autocar que ela não focará em volume e terá um "posicionamento afiado" ao mesmo tempo em que atrairá um público mais "rebelde e jovem" do que a marca tradicional.
As notícias sobre a espanhola Seat têm sido escassas e distantes entre si, enquanto a recém-criada Cupra está nas manchetes com mais frequência nos dias de hoje. E querendo ou não, isso mostra qual das duas marcas está recebendo mais atenção de sua empresa-mãe.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primo espanhol do Polo ganha homenagem em musical na Europa
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Jogos Olímpicos: estes são os carros que já foram protagonistas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Fim da Seat? Marca espanhola assumirá novo papel dentro da Volkswagen
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Novo Seat Leon é um Golf 8 com estilo mais descolado e preço menor