page ad skin

Chevrolet transfere a produção do Onix Joy para Colômbia

Onix Joy e sedã Joy Plus passarão a ser montados no país vizinho para atender mercados da América Latina

Chevrolet Onix Joy 2020

Fora de linha no Brasil desde janeiro, os Chevrolet Onix Joy e Joy Plus, as gerações antigas de Onix e Onix Plus, ainda eram produzidos no Brasil. A fábrica em São Caetano do Sul (SP) montava exclusivamente para exportação para mercados da América Latina, principalmente a região dos Andes. Isto chega ao fim desta sexta-feira (28), quando a fabricação será transferida totalmente para a Colômbia, de forma a abrir espaço para a nova Montana.

Esta movimentação era esperada desde que a General Motors anunciou um investimento de US$ 50 milhões para a fábrica na Colômbia, com a meta de montar 35 mil unidades por ano, 30% para o mercado local e 70% para atender Equador, Peru e Argentina. Tanto o Onix Joy quanto o Joy Plus ainda tem um papel importante nestes países, ao contrário do que acontecia no Brasil, onde a nova geração do Onix e do Onix Plus fazia mais sentido, até por conta da diferença de preço pequena.

Fontes ligadas à GM explicaram para Motor1.com que é uma escolha natural. A fábrica de São Caetano do Sul está praticamente pronta para iniciar a produção da nova geração da Montana, um produto mais rentável e que a marca espera ser um sucesso. Se tiver o mesmo desempenho que a Toro, irá superar de longe a meta anual de produção do Joy na Colômbia – a Toro contabiliza 40.803 unidades vendidas ao longo de 2022.

Retirar os modelos antigos também ajuda a otimizar a produção não só para a picape, mas também para o Tracker. O SUV compacto tinha fila de espera nas concessionárias e a GM até iniciou a produção também na Argentina para conseguir atender toda a América Latina. Deu resultado, pois o utilitário atualmente é o carro mais vendido do Brasil em outubro e alcançou a liderança do segmento no acumulado do ano. E ainda conta com a linha de montagem da minivan Spin, sozinha no segmento e que é a opção mais barata do mercado com 7 lugares.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas,Mecânicas, de Material Elétrico e Eletrônico, Siderúrgicas, Veículos e de Auto Peças de São Caetano, 23 funcionários fram desligados, com 11 pedindo demissão e 12 dispensados pela GM.

Chevrolet Montana 2023 - Teaser

Uma das fontes apontam que, com a saída do Joy, a linha de montagem em São Caetano fica mais próxima de iniciar a montagem em série da nova Montana, que tem circulado em testes há tempos e está fazendo os últimos ajustes. A fabricante agora é uma das patrocinadoras do Big Brother Brasil e irá aproveitar o reality show para fazer um barulho sobre a chegada da picape – anteriormente, Motor1.com apurou que o lançamento está marcado para janeiro, coincidindo com a estreia do programa.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários