Chevrolet transfere a produção do Onix Joy para Colômbia
Onix Joy e sedã Joy Plus passarão a ser montados no país vizinho para atender mercados da América Latina
Fora de linha no Brasil desde janeiro, os Chevrolet Onix Joy e Joy Plus, as gerações antigas de Onix e Onix Plus, ainda eram produzidos no Brasil. A fábrica em São Caetano do Sul (SP) montava exclusivamente para exportação para mercados da América Latina, principalmente a região dos Andes. Isto chega ao fim desta sexta-feira (28), quando a fabricação será transferida totalmente para a Colômbia, de forma a abrir espaço para a nova Montana.
Esta movimentação era esperada desde que a General Motors anunciou um investimento de US$ 50 milhões para a fábrica na Colômbia, com a meta de montar 35 mil unidades por ano, 30% para o mercado local e 70% para atender Equador, Peru e Argentina. Tanto o Onix Joy quanto o Joy Plus ainda tem um papel importante nestes países, ao contrário do que acontecia no Brasil, onde a nova geração do Onix e do Onix Plus fazia mais sentido, até por conta da diferença de preço pequena.
Fontes ligadas à GM explicaram para Motor1.com que é uma escolha natural. A fábrica de São Caetano do Sul está praticamente pronta para iniciar a produção da nova geração da Montana, um produto mais rentável e que a marca espera ser um sucesso. Se tiver o mesmo desempenho que a Toro, irá superar de longe a meta anual de produção do Joy na Colômbia – a Toro contabiliza 40.803 unidades vendidas ao longo de 2022.
Retirar os modelos antigos também ajuda a otimizar a produção não só para a picape, mas também para o Tracker. O SUV compacto tinha fila de espera nas concessionárias e a GM até iniciou a produção também na Argentina para conseguir atender toda a América Latina. Deu resultado, pois o utilitário atualmente é o carro mais vendido do Brasil em outubro e alcançou a liderança do segmento no acumulado do ano. E ainda conta com a linha de montagem da minivan Spin, sozinha no segmento e que é a opção mais barata do mercado com 7 lugares.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas,Mecânicas, de Material Elétrico e Eletrônico, Siderúrgicas, Veículos e de Auto Peças de São Caetano, 23 funcionários fram desligados, com 11 pedindo demissão e 12 dispensados pela GM.
Uma das fontes apontam que, com a saída do Joy, a linha de montagem em São Caetano fica mais próxima de iniciar a montagem em série da nova Montana, que tem circulado em testes há tempos e está fazendo os últimos ajustes. A fabricante agora é uma das patrocinadoras do Big Brother Brasil e irá aproveitar o reality show para fazer um barulho sobre a chegada da picape – anteriormente, Motor1.com apurou que o lançamento está marcado para janeiro, coincidindo com a estreia do programa.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Citroën C3 brasileiro não é igual ao europeu; veja o que muda
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas