Considerado um dos modelos mais emblemáticos da história da Volkswagen, o Passat passará por profundas transformações na próxima geração. A principal delas, sem dúvidas, diz respeito ao portfólio composto unicamente pela carroceria perua, conhecida como Variant. O sedã, apesar da reputação conquistada em décadas de mercado, saiu de linha no início do ano e não terá espaço no projeto da nova encarnação.
A principal razão para a morte do Passat sedã é comercial e evidenciada pelo péssimo momento vivido pelo segmento na Europa. Os SUVs têm avançado fortemente sobre a categoria e capturado mais e mais compradores. Sedãs de mesmo porte já passaram por modificações para encarar a nova realidade ou simplesmente foram descontinuados, como o Renault Talisman e, em breve, o Opel Insignia.
Já a perua Variant mantém clientela fiel e vende praticamente o dobro do que o sedã vendia. Tanto é que não apenas foi mantida em linha como será inteiramente renovada. Detalhes ainda são limitados, mas tudo indica que adotará uma versão atualizada da plataforma modular MQB e será a última geração do Passat equipada com motores tradicionais a gasolina e diesel. No futuro, o modelo migrará totalmente para eletrificação.
Detalhes do design já podem ser vistos virtualmente, como nestas projeções elaboradas pelo site russo Kolesa. A inspiração partirá dos lançamentos mais recentes da Volkswagen, especialmente os modelos elétricos da família ID e o Golf 8. O formato geral dos faróis lembrará o hatchback médio, enquanto a traseira contará com lanternas interligadas por estreita faixa de LEDs.
O projeto está sendo tocado com participação importante da Skoda, marca tcheca que produzirá o novo Passat Variant na mesma linha de montagem da próxima geração do Superb. O lançamento é aguardado para 2023, com foco comercial voltado especialmente para Europa.
Fonte: Kolesa.ru
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Esquecido na Europa, Volkswagen Passat ganha nova geração só na China
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Cancelado no resto do mundo, VW Passat segue vivo na China
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Volkswagen Passat ganha nova geração, mas deixa de lado a versão sedã
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
VW Passat faz 50 anos: veja a história do carro que foi sucesso no Brasil