Esquecido na Europa, Volkswagen Passat ganha nova geração só na China
Passat Pro, como é chamado lá, tem mais de 5 metros de comprimento e motores 1.5 ou 2.0 turbo a gasolina
Apesar de ter sido descontinuado na Europa e renovado apenas na configuração perua, o Passat seguirá vivo em nova geração para clientes da China. Por lá, a Volkswagen acaba de oficializar o lançamento da mais nova geração e revela todos os detalhes do modelo que os europeus poderiam ter, mas não terão. O sedã atende pelo nome Passat Pro e teve todo projeto desenvolvido em conjunto com a SAIC, parceira dos alemães no mercado chinês há décadas.
Identificado internamente pelo codinome B9, o Passat Pro chinês segue as mesmas diretrizes visuais da perua Variant vendida na Europa. Ao todo, mede 5.006 mm de comprimento (58 mm a mais que o antecessor local), 1.850 mm de largura (ganho de 14 mm) e 1.489 mm de altura (aumento de 20 mm). A distância entre-eixos, por sua vez, foi mantida em 2.871 mm. Para efeito de comparação, o comprimento da perua europeia é de 4.917 mm e distância entre-eixos é de 2.841 mm.
Novo Volkswagen Passat Pro - China
O interior segue o padrão de design e tecnologia dos mais recentes lançamentos da Volkswagen, incluindo telas separadas para painel de instrumentos e sistema multimídia. Não existe seletor de marchas tradicional e, em vez botão giratório ou manopla, a marca optou por adicionar uma alavanca na coluna de direção. Ao mesmo tempo, ainda há uma diferença importante em relação à perua da Europa: o painel recebeu um terceiro display exclusivo para o passageiro dianteiro.
A lista de equipamentos inclui recursos como bancos aquecidos e ventilados (todos os bancos também possuem função de massagem, além de poderem ter encostos de cabeça com alto-falantes embutidos), head-up display, carregamento sem fio para celulares e diversos assistentes eletrônicos.
Novo Volkswagen Passat Pro - China
Sob o capô, o Passat Pro é oferece com duas opções de motorização a gasolina: 1.5 turbo de 160 cv e 2.0 turbo de 220 cv. Ambos são sempre combinados com uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas. Chama atenção a oferta única de motores tradicionais em uma mercado tão eletrificado como a China. De todo modo, a chegada de variantes híbridas é aguardada para um segundo momento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Cancelado no resto do mundo, VW Passat segue vivo na China
Sedãs da Hyundai vivem boom nas vendas; Elantra e Sonata crescem até 200%
Volkswagen Passat ganha nova geração, mas deixa de lado a versão sedã
VW Santana: os 40 anos de história do sedã mais famoso da marca no Brasil
VW Passat faz 50 anos: veja a história do carro que foi sucesso no Brasil
GAC iniciará operação no Brasil com 7 lançamentos em 2025 e aposta em flex
Adeus Passat: Volkswagen manterá apenas a perua Variant na próxima geração