page ad skin

Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën oferecem peças usadas com preço 40% menor

Peças remanufaturadas passam por revisão e ficam alinhadas às especificações de fábrica antes de voltarem ao mercado de reposição

Pecas

Os proprietários de carros das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën fabricados no Brasil podem comemorar, pois o grupo Stellantis (dona de todas essas marcas), anunciou o início da venda de peças remanufaturadas em todo o país. Com preço em média 40% mais baratas, elas já estão disponíveis para venda em cerca de 1.000 concessionárias do Brasil. A novidade faz parte da SUSTAINera, nova empresa de economia circular criada pela Stellantis.

Neste primeiro momento de lançamento das peças remanufaturadas, já estão à venda cerca de 100 componentes em cinco famílias de peças: alternador, caixa de direção, câmbio automático, motor de arranque e turbocompressor. No entanto, a Stellantis faz questão de afirmar que a linha será ampliada ainda neste ano com a entrada de injetores e bombas de alta pressão no catálogo. Vale lembrar que a Stellantis oferece garantia de 12 meses para peças remanufaturadas compradas e instaladas nas concessionárias, enquanto que no balcão esse prazo cai para 3 meses. 

Alternador

Alternador

Além de deixar as peças mais baratas ao consumidor final, essa medida tem como principal objetivo prolongar a vida útil dos veículos e peças, garantindo maior durabilidade, e dar sobrevida a materiais e veículos ao invés de gastar mais energia e materiais. O  reaproveitamento das peças, devidamente recondicionadas antes de voltar ao mercado de reposição, reduz em até 50% o uso de energia na produção e em até 80% o uso de materiais, além da consequente redução nas emissões de carbono.

A Stellantis garante que o segmento de peças remanufaturadas para o mercado de reposição já é consolidada na Europa e nos Estados Unidos, onde a linha SUSTAINera conta com mais de 10 mil peças no catálogo em 40 grupos de componentes. A empresa afirma que nessas regiões as peças remanufaturadas já representam mais de 5% do mercado de peças para veículos. Para o Brasil, a Stellantis afirma que este é um mercado em desenvolvimento, com grande potencial de expansão.

Conversor de torque (para câmbio aut.)

Conversor de torque para câmbio automático

“A partir de agora, o cliente pode reparar seu veículo com uma linha de peças mais acessível e que também colabora com a preservação do meio ambiente, sem abrir mão da qualidade, confiabilidade e garantia da Stellantis”, explica Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis para América do Sul.

A empresa detalhou ainda o quanto de economia de materiais é alcançada, assim como a redução de emissões de CO2 (gás carbônico). Veja a tabela abaixo, que traz valores de referência dos produtos mais vendidos na Europa, obtidos por metodologia aprovada por uma companhia independente (Sphera).

Peça Economia de materiais Redução de CO2
Alternador 84% 32%
Câmbio automático 80% 76%
Turbocompressor  81% 40%

“O desenvolvimento de soluções sustentáveis por meio da economia circular é uma das prioridades globais da Stellantis, que será a líder no setor em mitigação das mudanças climáticas, tornando-se carbono neutro até 2038, com redução de 50% já em 2030”, destaca Antonio Filosa, presidente da Stellantis América do Sul.

A economia circular da Stellantis abrange a estratégia 360º com base nos 4R (Remanufaturar, Reparar, Reutilizar e Reciclar). Confira abaixo como funciona essa iniciativa no mundo:

  • Remanufaturar: Peças usadas, gastas ou defeituosas são completamente desmontadas, limpas e remanufaturadas de acordo com as especificações originais. Quase 12 mil peças abrangendo 40 linhas de produtos, incluindo baterias de veículos elétricos, estão disponíveis.
  • Reparar: As peças gastas são reparadas e reinstaladas nos veículos dos clientes. Em 21 locais ao redor do mundo, os centros de reparo eletrônico já trabalham com baterias de veículos elétricos.
  • Reutilizar: Aproximadamente 4,5 milhões de peças multimarcas em estoque, ainda em bom estado, são recuperadas de veículos em fim de vida e vendidas em 155 países por meio de uma plataforma eletrônica.
  • Reciclar: Resíduos de produção e veículos em fim de vida são reinseridos no processo de fabricação. Em apenas seis meses, a unidade de negócios coletou 1 milhão de peças recicladas.

Galeria: Peças remanufaturadas SUSTAINera


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE:

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários