Por meio de uma postagem nas redes sociais, Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou que as entregas do primeiro caminhão elétrico da empresa, o Semi, começam em 1º de dezembro. A fabricante de refrigerantes norte-americana Pepsi será a primeira empresa do mundo a recebê-los para uso comercial.

Os únicos outros detalhes que Musk deu foram que o caminhão Semi tinha uma autonomia  para rodar 800 km e que era "super divertido de dirigir". A autonomia declarada pelo executivo seria o suficiente para ir de São Paulo (SP) à Florianópolis (SP) sem necessidade de recarga. No entanto, ainda não foram divulgados os dados de capacidade das baterias.

 

O Tesla Semi começou a ser lançado em novembro de 2017. As especificações anunciadas na época diziam que o caminhão poderia alcançar 60 milhas por hora (96 km/h) em 5 segundos se não estivesse com carga. Esse tempo aumentaria para 20 segundos ao estar engatado com uma carreta de 36.287 kg.

Carregado até seu peso bruto total homologado, o Semi tinha uma alcance projetado de 500 milhas (800 km) ou 300 milhas (483 km), dependendo da opção da bateria. Em um Tesla Megacharger, seria possível recuperar 400 milhas (643 km) de alcance em apenas 30 minutos. 

Galeria: Tesla Semi, o caminhão elétrico com 800 km de autonomia

Mais tarde, Musk afirmou que o Semi ainda poderia receber futuramente uma nova versão cuja a autonomia poderia chegar a incríveis 1.000 km, melhoria que o executivo chamou de "fácil". Em setembro de 2022, a Tesla atualizou a página do Semi em seu site e o plano inicial de usar quatro motores elétricos foi descartado. O caminhão deverá usar então três propulsores alimentados por baterias.

Pouco depois da estreia em 2017, a PepsiCo fez um pedido de 100 unidades do Tesla Semi. O Walmart Canadá outras solicitou 130 unidades, enquanto a Anheuser-Busch encomendou 40 unidades. A Frito-Lay, uma subsidiária da PepsiCo, reservou mais 15 caminhões.

A Tesla planejava inicialmente começar as entregas do Semi em 2019. Apesar do atraso na produção, há várias fotos e vídeos de flagras dos testes dos caminhões. As unidades de pré-produção estão vindo de Nevada, mas a montadora eventualmente planeja construí-las nas instalações da Giga Texas. Não está claro quantos Semi a montadora pretende produzir a cada ano.


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