A U.S. National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) está atualmente investigando dois acidentes ocorridos em julho de 2022 envolvendo carros da Tesla que atingiram motociclistas por trás. Era noite em ambos os casos, e os acidentes foram fatais para os motociclistas. Nas duas situações, a NHTSA suspeita que os Teslas estavam rodando com o recurso de piloto automático parcialmente autônomo. 

Para ser claro, apesar de seu nome, nem o Autopilot Tesla - nem qualquer outra tecnologia de direção semiautônoma disponível em agosto de 2022 - é capaz de dirigir um veículo sem qualquer assistência ou interferência de humanos. Embora várias empresas de tecnologia estejam trabalhando ativamente para o desenvolvimento de tais tecnologias, simplesmente ainda não chegamos a esse ponto de forma segura.  

Volante Tesla Model S Yoke 2021

Quanto às duas mortes que a NHTSA está investigando, a primeira ocorreu em 7 de julho de 2022, em Riverside, Califórnia. Um motociclista em uma Yamaha V-Star verde estava viajando numa via expressa na Rota Estadual 91, de acordo com a  Califórnia Highway Patrol. Em algum momento, um Tesla Model Y branco atingiu a moto na traseira. O motociclista foi ejetado da moto e acabou falecendo no local. A polícia local diz que ainda está investigando se o sistema Tesla Autopilot estava ativo na época.   

A segunda morte do motociclista sob investigação da NHTSA aconteceu em 24 de julho de 2022, perto de Draper, Utah. Por lá uma motocicleta Harley-Davidson estava viajando na via expressa I-15. Neste caso, um Tesla Model 3 se aproximou da Harley por trás e a atingiu, também ejetando o motociclista da moto. Ele também foi declarado morto no local. Nesse acidente o motorista do Tesla disse para as autoridades que estava usando o piloto automático. 

A NHTSA continua a investigar os acidentes envolvendo os chamados sistemas de direção automatizadas, sejam eles fatais ou não. Desde 2016, o órgão investigou um total de 19 acidentes fatais envolvendo carros da Tesla suspeitos de usar o Autopilot

Vale ressaltar que a Tesla descreve seus recursos Autopilot e Full Self-Driving de forma diferente, com o Autopilot supostamente mantendo os carros em sua faixa e a uma distância segura dos veículos à frente. Caso o sistema não visualize certos veículos, isso pode apresentar claramente um problema com o conceito. Por outro lado, a função Full Self-Driving supostamente completa uma rota predeterminada em nome do motorista - mas com sua supervisão.  

Agora entendida essas definições, não é exatamente surpreendente saber que o California Department of Motor Vehicles também também está acusando a Tesla de propaganda enganosa em relação a esses dois recursos. Nos Estados Unidos, grande maioria das pessoas que não estão profundamente imersas no universo Tesla provavelmente esperariam um nível mais alto de automação a partir de características chamadas de "Autopilot" e "Full SelfDriving".  


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