Conforme o mercado automotivo brasileiro vai dando sinais de que está se normalizando, as fabricantes vão elevando a produção de suas linhas de montagem aos poucos. A Chevrolet é uma delas, anunciando que, a partir do dia 1º de novembro, adicionará um terceiro turno para as linhas de montagem e Joinville (SC), onde fica sua fábrica de motores, cabeçotes e blocos, usados em Onix, Onix Plus, Tracker e, a partir do ano que vem, a nova geração da Montana.
De acordo com a Chevrolet, para aumentar a produção de motores em mais de 30%, será feita a contratação de aproximadamente 130 pessoas, totalizando 762 funcionários no complexo. A adição do terceiro turno elevará a quantidade de motores montados por ano de 312 mil unidades para 410 mil. Esta movimentação está sendo feita para atender as exportações e também em preparação para a chegada da Montana, com lançamento programado para janeiro de 2023.
“A volta do terceiro turno em Joinville tem um significado muito relevante para a GM na América do Sul. Com o aumento de capacidade de produção em Joinville vamos exportar motores e atender ao lançamento da Nova Montana em 2023, cuja montagem será na nossa fábrica de São Caetano do Sul”, afirma Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
A fábrica catarinense é responsável pela montagem dos motores 1.0 aspirado e turbo usados por Onix e Onix Plus, e o 1.2 turbo do Tracker, enviado também para a Argentina, que começou a montar o SUV compacto recentemente. Tudo indica que o 1.2 turbo será o único motor para a picape, na mesma configuração que no Tracker, entregando 133 cv e 21,4 kgfm.
Inaugurada em 2013, a fábrica em Joinville é especialiada na produção de motores, cabeçotes e blocos, enquanto os carros são feitos em Gravataí (RS), São Caetano do Sul (SP) e São José dos Campos (SP). O complexo teve uma expansão em 2017, quadruplicando sua área e recebendo novos processos de produção, além de tornar toda a linha de montagem mais sustentável.
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