Um só dá? Ducati estaria trabalhando em moto monocilíndrica
Documentos nos EUA apontam que marca italiana trabalha em um motor 660 de cilindro único
O Ducati World Première 2023, período em que a marca mostra as novidades para o ano que vem, não teve grandes novidades. Ele teve início em 2 de setembro, quando a empresa apresentou a Streetfighter V4 Lamborghini Limited Edition. A superesportiva sem carenagens esgotou rapidamente, mas só serviu a um pequeno contingente de fãs da marca com muito dinheiro no bolso.
A Ducati adotou uma abordagem diferente com a revelação seguinte, mostrando a Monster SP 2023. A terceira novidade revelada pela Ducati World Première 2023 foi o lançamento da Multistrada V4 Rally. Mais uma vez, o anúncio pode ter sido interessante, mas foi algo previsível, para não dizer.
Galeria: Ducati Multistrada V4 Rally 2023
Graças a flagrantes da Diavel V4, da nova Scrambler e aos rumores da Panigale V4 R, temos uma ideia muito forte de quais deverão ser os próximos lançamentos da tradicional montadora italiana. No entanto, a marca pode ter mais um ás na manga, que pode aparecer na forma de um novo motor monocilíndrico de média cillindrada.
No dia 22 de setembro, a Ducati renovou seus registros de numeração de chassi junto à U.S. National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) nos EUA. Esse arquivo atualizado deixou escapar uma novidade: um motor refrigerado a líquido, de quatro válvulas, 659 cm³ e somente um cilindro, algo que a empresa não oferece atualmente.
A Ducati pode ter conquistado uma reputação com motores V2 e V4 nas últimas décadas, mas a empresa já teve grandes monocilíndricos no passado. Os modelos Scramblers da Ducati nos anos 60 e 70 usavam esse tipo de arquitetura, mas o projeto Supermono da empresa também vem à mente. No início dos anos 90, a Ducati fabricou uma série ultra-limitada de 67 unidades do modelo para a série de corridas Sound of Singles race.
Essas motos tinha um monocilíndrico de 500 cm³ com 75 cv de potência a 10.000 rpm. Isso parece um número modesto mas a moto em si pesava somente 118 kg. Duvidamos muito que a Ducati produziria uma moto esportiva com números tão limitados novamente sem ao menos anunciar uma nova série de corridas dedicadas para mostrá-la. Então, qual moto poderia utilizar o novo monocilíndrico de 659 cm³?
Olhando para o mercado, esse tipo de motor com cilindro único e média cilindrada atende a um segmento de nicho. Existem motos como a KTM 690 Enduro R/SMCR e suas gêmeas, as Husqvarna Svartpilen e Vitpilen. Será que veremos o renascimento de uma Scrambler com motor de um cilindro? Será que estamos olhando para um novo modelo de entrada? Só a Ducati sabe, mas estamos atentos aos próximos lançamentos da marca.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
Fonte: Motorcycle, Bennetts, Ducati
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ducati está trabalhando em nova moto esportiva mais barata com motor V2
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Ducati confirma Desert X para o Brasil e preço encosta nos R$ 100 mil
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Depois da Scrambler, Ducati também montará a Multistrada V2 na Argentina
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Nova Ducati Panigale V4S 2023 chega ao Brasil custando mais que VW T-Cross