O Volkswagen Lamando L é um sedã com perfil de cupê elegante vendido com exclusivodade na China. O modelo é feito com base na plataforma MBQ Evo do Grupo VW, mas no caso dessa unidade a base passou por mudanças consideráveis para ter um visual, digamos, mais amplo. Um vídeo do canal Wheels Boy no YouTube mostra em detalhes este Lamando bastante largo, que tem quase 3 metros de largura se você incluir os retrovisores laterais.
Apelidado de Lamando 5XL, o projeto começou com o corte do carro ao meio e acrescentando mais chapas de metal entre as rodas. O carro "esticado" em largura exigiu novas faces dianteiras e traseiras, com os engenheiros fazendo o melhor possível para manter as características do visual proeminente do modelo, à exemplo da entrada de ar inferior no para-choque. A lateral ficou sem alterações, mas a traseira é tão larga quanto a dianteira, com a lanterna deixando de ser contínua por ter um acabamento plástico na parte central.
VW Lamando 5XL
Os vidros da dianteira, da traseira e do teto panorâmico foram trocados por acrílico - material que parece ter sido bastante caro. O porta-malas é funcional, mas também é pesado, e precisa de nada menos do que quatro pessoas para abri-lo, revelando um porta-malas enorme capaz de engolir a capacidade de carga de um SUV. Debaixo do capô, o motor fica deslocado para a esquerda, enquanto que ao lado fica um grande espaço vago. Para se ter ideia, há espaço suficiente para o apresentador do canal ficar dentro do cofre do motor ao lado do propulsor 1.4 turbo.
Na cabine o Lamando L ganhou mais bancos e telas. Tudo no lado do motorista segue sem mudanças como o modelo original, inclusive o console central. Porém há duas telas adicionais no lado do passageiro na frente, onde foi instalado um banco duplo de uma minivan. Ou seja, ali na frente podem ir acomodadas três pessoas. Na parte traseira, o layout dos assentos é mais tradicional, com os novos bancos recebendo a mesma costura vermelha dos assentos originais.
A análise final do Volkswagen Lamando L alargado termina com um test drive desconcertante, onde o apresentandor é aconselhado a manter o sedã abaixo de 18 milhas por hora (30 km/h). O nível de ruídos e vibrações do carro não melhorou, com o modelo modificado fazendo muito barulho enquanto rodava de forma cautelosa na pista de corrida. As fabricantes gostam de aumentar o espaço da cabine, mas fazem isso alongando o veículo, e duvidamos que a moda de alargar um carro como este Lamando L vai pegar em qualquer momento logo.
Fonte: Wheelsboy / YouTube
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta