Os sedãs estão em alta na China, tanto que depois da apresentação da nova geração do Ford Fusion no país, eis outro grande lançamento para aquele mercado: o Volkswagen Lamando L, que estreia em sua segunda geração com design ousado e estilo de sedã-cupê. Produzido pela joint-venture local SAIC-Volkswagen desde 2014, agora o modelo segue um caminho mais descolado com seu desenho autoral.
Para começar, o novo Lamando L é feito com base na plataforma MQB Evo, ou seja, a mesma utilizada em outros modelos do grupo Volkswagen como o Golf, Skoda Octavia, Audi A3 e Seat Leon. E para quem não está muito ligado no mercado chinês, fique sabendo que o Volkswagen Lamando é uma opção mais jovial em relação ao Jetta, algo como o Arteon está para o Passat.
Mas voltando ao Lamando L, ele chama a atenção justamente por trazer um desenho bem diferente da atual linguagem de design da Volkswagen. A dianteira é o ponto de maior ruptura, principalmente pela ampla grande dianteira localizada mais para baixo e que nos faz lembrar de uma boca, enquanto os faróis têm desenho arqueado e assinatura em LED. Aliás, o conjunto óptico é ligado ainda por um estreito filete de LED, com o detalhe curioso que até o logotipo da Volkswagen é iluminado aqui. Nessa parte, ficou clara a inspiração nos modelos elétricos da família ID.da montadora.
Outros pontos da carroceria se destacam, à exemplo do capô espichado para as laterais e que traz quatro vincos. Já na traseira há uma lanterna inteiriça que ocupa toda a tampa do porta-malas, que tem arranjo interno com um filete atravessando toda a peça e seis barras verticais nas extremidades, enquanto que o fundo da lanterna é preto – o que acaba remetendo a um sedã francês: o 508.
Galeria: Volkswagen Lamando L - China
Apesar de toda a ousadia na parte frontal, a lateral tem estilo mais limpo e alguns vincos nas portas em direção a traseira, enquanto o teto desce levemente em direção ao porta-malas. O Lamando L ficou maior em relação ao Lamando anterior (que tem estilo mais tradicional de sedã) e mede 4.784 metros de comprimento (o antigo tinha 4,61 m), 1.831 m de largura e 1.469 m de altura, enquanto a distância entre-eixos fica em 2,731 m.
Pulando para a parte interna ficam clara as inspirações do Lamando L no Golf de oitava geração: basta reparar no painel de instrumentos digital integrado a central multimídia, com a diferença que o modelo chinês não traz nenhuma capa sobre o painel, assim as telas acabam lembrando mais até os modelos da família Classe A da Mercedes. No entanto, o sedã traz saídas de ar centrais e botões um pouco diferentes. Entre os equipamentos, soma bancos dianteiros elétricos, teto soalr, sistema head-up display para projeção de informações no para-brisa, controle de cruzeiro adaptativo e som Beats.
E apesar de deixar clara suas inspirações nos elétricos ID. da VW, o novo Lamando L vem equipado com motor a combustão: traz o conhecido 1.4 TSI a gasolina de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, que trabalha junto do câmbio DSG automatizado de dupla embreagem com 7 marchas. Segundo a marca, sua aceleração de 0 a 100 km/h com esse conjunto fica em 8 segundos. No mais, o Lamando L tem tração dianteira e sua suspensão traseira tem configuração multi-link em vez de barra de torção, como é padrão em outros modelos com a plataforma MQB Evo.
O novo Lamando L será vendido exclusivamente na China, mercado no qual a Volkswagen conta com uma ampla oferta de sedãs em todas as faixas de preços e gostos. Até o momento, sabe-se que o novo Lamando L continuará convivendo nas lojas com o Lamando antigo.